Opinião

Opinião - José Richard


18/02/2022 - Edição 2081

A tragédia que aconteceu na terça desta semana na cidade de Petrópolis chocou a todos nós brasileiros que ficamos atordoados com a destruição provocada pelas chuvas torrenciais. Os deslizamentos varreram do mapa dezenas de casas e construções enquanto as águas transbordaram os rios e arrastaram juntos veículos e dezenas de pessoas. 

Até o fechamento desta edição o número de vítimas ultrapassava o número de cem e os moradores sofrem com medo de novas chuvas, mais destruição e mortes. 

Ao mesmo tempo em que essas informações tomam conta do noticiário, se observa um grande movimento de solidariedade por toda cidade com a instalação de postos de arrecadação de doações, e na Ilha do Governador não poderia ser diferente e são dezenas de lugares, como instituições, clubes, escolas, lojas e igrejas, entre outras instituições, que rapidamente se voluntariaram para ajudar e recolhem doações principalmente de água mineral, alimentos não perecíveis e cobertores para levar às entidades que estão encarregadas de distribuir à população desabrigada em Petrópolis. 

Mais uma vez, portanto, a alma humana demonstra que o bem nos corações humanos é muito superior à indiferença e se manifesta forte e positivamente para amparar o próximo quando somos feridos por perdas como essas de Petrópolis.  

Torço que o exemplo essa união de esforços para tentar diminuir o sofrimento de tantas famílias, vítimas dessa tragédia, motive ações concretas dos governantes com os perigos e problemas que também temos na Ilha do Governador, e assim evitar aqui em toda cidade problemas tão dolorosos.