Opinião

Opinião - José Richard


15/10/2021 - Edição 2063

O aumento de roubos na região traz graves preocupações para os insulanos, antes acostumados a viver com mais tranquilidade. A onda criminosa não é nova, mas está aumentando e a sequência de casos e estratégias dos bandidos apavoram os moradores.  

Na semana passada, vídeos de câmeras de segurança revelaram que a interceptação das vítimas no momento que entram em casa é a mais vulnerável, pois coloca todos moradores reféns dos bandidos. No caso de uma dessas filmagens é possível ver que os criminosos roubaram o carro e fugiram com os reféns noutro veículo, onde as vítimas foram obrigadas a realizar transferências bancárias, antes de serem soltas. 

Um outro vídeo, mostra o veículo dos bandidos se posicionando na frente do carro das vítimas e colidindo para interceptar a motorista e o filho que foram retirados do veículo e o carro roubado, para em seguida, ser utilizado em outras incursões criminosas. Por outro lado, também sucedem diversos assaltos com bandidos em motocicletas abordando pedestres distraídos nas ruas de pouco movimento. Nesse caso, em ações rápidas roubam principalmente celulares e as bolsas das vítimas.   

A audácia dos bandidos é grande e as suas ações criminosas desconcertantes colocam os insulanos apavorados. Muitos moradores aconselham familiares a evitarem as ruas de pouco movimento e não usarem os celulares enquanto caminham. Quanto aos motoristas, sempre que possível, o melhor é usar as vias principais mesmo que o trajeto seja maior. 

Segundo informações da polícia, a maioria dos bandidos é de comunidades de fora da Ilha, e as autoridades já estão colocando em prática ações para conter a entrada de criminosos na região. Por outro lado, nós moradores precisamos redobrar a atenção quando estamos na rua, seja caminhando ou dirigindo, e ao sair ou entrar em casa é importante estar totalmente atento para não gerar facilidades aos bandidos e, assim, evitar ataques de surpresa. 

Na próxima quinta, dia 21 de outubro, às 10h, o Conselho Comunitário de Segurança se reúne na Areninha Carioca, localizada no Aterro do Cocotá. Estarão presentes os representantes dos órgãos de segurança da Ilha e é aberto para todos moradores que queiram fazer denúncias ou oferecer sugestões sobre questões de segurança. Participe! Vamos ajudar a polícia a nos proteger.