Opinião

Opinião - José Richard

Criação da linha de ônibus para a Zona Sul foi um verdadeiro golaço


01/11/2019 - Edição 1961

Linha Bancários X Prado Júnior foi inaugurada na última segunda (28)
Linha Bancários X Prado Júnior foi inaugurada na última segunda (28)

A avaliação sobre os primeiros dias de operação da linha que liga o Bancários à Copacabana foi positiva. Tem trabalhador que antes levava cerca de 90 minutos, em média, para se deslocar até a Zona Sul, e agora gasta apenas 40. Entre ida e volta, são quase duas horas economizadas por dia, conta que dá mensalmente um total de 36 horas, ou seja, um dia e meio que o insulano ganha para outras atividades, como ficar com a família ou se divertir. E, note, essa matemática só conta para quem usa o ônibus nos dias de semana. Um ganho fantástico de qualidade de vida.

A linha abre oportunidades de emprego para insulanos na Zona Sul. Agora não existe mais as barreiras de custos de passagens e tempo de viagem que sempre pesaram contra a contratação de moradores da Ilha. A Ilha ficou mais perto de Copacabana.

Como a linha ainda está em período de testes, segundo a prefeitura e a Rio Ônibus, os ajustes de itinerário serão avaliados, pois o trajeto que está sendo feito não é o que todos esperavam. Inicialmente seria pelo Cocotá e Cacuia, além de toda Estrada do Galeão a partir do relógio do Cacuia. A mudança não agradou a maior parte da população que tem razão em se sentir frustrada. Os dois bairros excluídos, mais a Estrada do Galeão a partir do relógio do Cacuia, atendem um número maior de habitantes e não faz sentido excluir regiões tão importantes do itinerário. O interesse da população tem que falar mais alto sempre.

A linha foi estrondosamente aprovada pelos moradores pela sua utilidade e imagino que, durante as férias escolares, os ônibus vão estar sempre lotados pela turma que adora a praia. Mérito e reconhecimento à vereadora Tânia Bastos que lutou bravamente para tornar esse sonho realidade ao lado do prefeito Marcelo Crivella. Golaço!