Opinião

Opinião - José Richard

Regularização dos imóveis na comunidade do Parque Royal demonstra imensa vontade política da prefeitura


Por José Richard

09/08/2019 - Edição 1949

Prefeitura legalizou centenas de imóveis no Parque Royal e cadastrou os moradores // Foto: Tiago Netto
Prefeitura legalizou centenas de imóveis no Parque Royal e cadastrou os moradores // Foto: Tiago Netto

A maioria da população brasileira tem um sonho em comum, o sonho da casa própria. Muitos trabalham a vida inteira e não conseguem alcançar esse objetivo. Em geral, infelizmente, nosso belo país não se caracteriza pela justiça social e geração de oportunidades para que trabalhadores tenham essa conquista facilitada, seja por questões econômicas, políticas ou ambas.

Já o que vimos acontecer na comunidade do Parque Royal essa semana, aqui na Ilha, foge a regra. Foi demonstrada uma imensa vontade política para entregar à centenas de famílias da comunidade títulos de propriedade e o habite-se dos imóveis, construídos durante anos de suor e sacrifício de trabalhadores.

As casas construídas não estavam legalizadas e a esperança dos moradores para a regularização dos imóveis era cada vez menor por causa das dificuldades burocráticas que se agravavam por ser uma área federal. Mas a prefeitura cadastrou os moradores dessas casas, solicitou o terreno à União e, na quarta, 7 de agosto, dia que certamente ficará marcado para sempre na vida dessas pessoas, entregou mais de 400 títulos de propriedade para as famílias que já moravam por longa data no local em casas que não eram suas.

O Parque Royal certamente é um lugar especial, afinal foi a primeira comunidade do Rio de Janeiro a receber o projeto Favela Bairro e agora, seus moradores, são contemplados com a maior entrega de títulos de propriedade que já aconteceu na cidade.

Essa ação demonstra grande sensibilidade do prefeito Marcelo Crivella e de sua equipe com as pessoas que mais necessitam de atenção na cidade. Parabéns ao prefeito, que fez questão de vir pessoalmente à solenidade na comunidade e, que o empenho que chegou a esse resultado, seja muitas vezes imitado em nosso país.