Opinião

Opinião - Daniel Balbi


16/09/2022 - Edição 2111

Só eu acho que a Ilha do Governador tem um real potencial turístico?

Estamos inseridos em um cenário turístico muito interessante. A cidade do Rio de Janeiro é conhecida mundialmente por seu carnaval, réveillon, suas praias e alegria e hospitalidade do seu povo. Há pontos turísticos lindissimos e, apesar da questão da segurança, que mancha a imagem da cidade, ainda é um dos lugares mais procurados por turistas brasileiros e estrangeiros.

Como abordei aqui na última coluna, a Ilha do Govemador tem uma história rica, além de paisagens "instagramáveis” como o pôr do sol no Corredor Esportivo, a revoada de pássaros que acontece em praias da região em determinadas épocas do ano, a Praia da Engenhoca, Praia da Bica, Praia da Guanabara, as igrejas da Freguesia e do Zumbi, e em vários mirantes espalhados pela região, só para citar alguns.

Apenas como um exemplo, será que um passeio em um ônibus tipo a jardineira, que já existiu por aqui, com duração de algumas horas passando pelo litoral da Ilha e contando histórias e lendas da região não seria um programa que atraíria visitantes que estão na cidade? Esse passeio poderia ser oferecido em agências de turismo como qualquer outro. Até mesmo no aeroporto, para viajantes em trânsito que tem que ficar algumas horas esperando. Um programa rápido, diferente e barato.

É verdade que já temos programas de insulanos que enaltecem a nosso história e belas paisagens mas são direcionados, em sua maioria, para pessoas da própria região. A Ilha tem que ser colocada na rota turística do Rio de Janeiro por merecimento.

Bom, talvez tenha ficado clara minha empolgação e amor pela Ilha, mas realmente acredito na vocação turística da região. Será que estou "viajando na maionese" ou alguém concorda e compartilha dessas ideias comigo? Gostaria muito de ver à opinião de vocês em nossas redes sociais.