Opinião

Opinião - Daniel Balbi


Por Daniel Balbi

30/09/2022 - Edição 2113

Amigos insulanos, estamos nos aproximando de mais uma eleição. Data importantíssima onde elegemos representantes em níveis estadual e federal, e que pode marcar como serão nossas vidas em um futuro próximo.

A Ilha é um importante colégio eleitoral com mais de 150 mil eleitores. Esse número é suficiente para elegermos, tranquilamente, cinco deputados estaduais e pelo menos dois deputados federais. Mas, infelizmente, nos últimos pleitos, os insulanos não elegeram nenhum deputado da região. E essa falta de representantes tem deixado a região esquecida pelas autoridades. A Ilha foi, em outras épocas, tratada como bairro modelo quando Brizola foi governador e Cesar Maia e Conde foram prefeitos da cidade. Quando um projeto novo surgia no estado e na cidade, a Ilha era o primeiro ou um dos primeiros locais a recebê-los.

Escuto muitos dizerem que eleger insulanos é indiferente porque os deputados estão nas casas legislativas para atuarem para a melhoria do nosso estado como um todo. Ok, isso realmente é como deveria ser. Mas, peço uma reflexão em forma de pergunta: nessa época que a Ilha não elegeu nenhum representante as coisas melhoraram ou pioraram por aqui? As autoridades estão dando a atenção devida à região ou ela parece esquecida e abandonada? Para mim a resposta é clara e a falta de representantes tem deixado a Ilha em segundo plano no cenário político.

Claro, não acho que devemos votar em qualquer um só porque é da Ilha mas, tenho certeza que temos opções muito boas de candidatos a deputados insulanos. Na edição passada do Ilha Notícias e nessa edição, na página 6, temos algumas propostas de candidatos para serem analisadas. Vale a pena avaliar.

Votar em figurões de fora não vai fazer o dia a dia do morador da Ilha melhor. Vamos dar oportunidades aos insulanos e colher bons frutos como já ocorreu no passado. Vote em candidatos da Ilha.