25/07/2025 - Edição 2260
As obras de ampliação do Estádio Luso-Brasileiro, a casa da Lusa, seguem em ritmo acelerado. Após o avanço na construção das novas arquibancadas atrás dos gols, que terão capacidade para até dois mil torcedores cada, nesta semana o clube iniciou mais uma etapa importante: a expansão das arquibancadas sociais, que agora contarão com novos módulos integrados à estrutura já existente.
A expectativa é de um salto significativo na capacidade total do estádio, com a possibilidade de receber neste setor ao menos mais quatro mil torcedores. A iniciativa é parte do projeto de modernização e reestruturação do tradicional estádio da Portuguesa-RJ, que tem como objetivo preparar a casa da Lusa para sediar jogos com maior público e oferecer mais conforto aos torcedores, além de poder alugar o estádio para outros clubes coirmãos do rio.
A previsão é que as obras sejam concluídas até novembro de 2025, a tempo do Campeonato Carioca da próxima temporada, e com a nova capacidade para até 14 mil torcedores.
Atualmente, os trabalhos se concentram na base estrutural das arquibancadas laterais e na construção das fundações da arquibancada social que está sendo expandida, com a empresa de engenharia atuando em regime intensivo para garantir o cronograma estipulado. A direção do clube afirma que todo o projeto está sendo executado com recursos próprios e apoio de parceiros estratégicos.
- A ampliação do Luso é um sonho antigo que começa a se concretizar. A torcida da Portuguesa merece um estádio digno da sua história, e estamos construindo isso com muito esforço e responsabilidade. Os coirmãos do Rio também poderão utilizar. Estamos de portas abertas para recebê-los assim que essa parte do estádio estiver pronta - declarou o presidente da Lusa, Marcelo Barros.
Além do aumento da capacidade, o projeto prevê melhorias no sistema de iluminação, adequações nas áreas de acesso e a modernização dos vestiários. Há também o plano de requalificação do setor de imprensa e da cabine de transmissão. Além disso, está no planejamento a construção de mais camarotes por meio de parcerias com empresas.
A iniciativa não se restringe apenas à parte esportiva. A ampliação do Luso-Brasileiro também é vista pelo presidente Marcelo Barros como uma oportunidade de desenvolvimento econômico para a região da Portuguesa e do entorno do estádio. A expectativa é de que o novo espaço gere mais empregos, movimente o comércio local em dias de jogo e crie ainda serviços indiretos para quem trabalha na operação nos dias de jogos. Assim como foi na época da Arena Botafogo e da Ilha do Urubu.
Com a conclusão das obras prevista para o fim do ano, a Portuguesa-RJ espera iniciar o Cariocão 2026 com casa cheia e estrutura renovada.
Shows, parque de diversões e tenda de funk agitam o clube até domingo
Treinador comanda a equipe na Copa Rio após destaque no Betim
Aumento da capacidade de público deve superar 20 mil torcedores