Notícias

Obras buscam acabar com novos apagões

Light garante que intervenção vai reforçar sistema de energia


22/03/2024 - Edição 2190

A concessionária está substituindo cabos de energia de uma linha de transmissão
A concessionária está substituindo cabos de energia de uma linha de transmissão

Na tentativa de melhorar o sistema de energia na Ilha do Governador, a Light iniciou uma obra na Estrada do Galeão, entre o Hospital Federal da Ilha do Governador (HFAG) e o antigo Colégio Lemos Cunha. A intervenção visa reforçar o fornecimento elétrico na região, que enfrentou uma série de apagões nos últimos meses, causando transtornos para os moradores e empresas locais.

A obra teve início há cerca de duas semanas e tem como objetivo substituir cabos de energia de uma linha de transmissão subterrânea que interliga duas subestações na região. De acordo com a concessionária, a obra é parte de um conjunto de intervenções que a empresa vem realizando com o objetivo de renovar a rede elétrica na Ilha do Governador, que era antiga e estava sobrecarregada.

Diante de um cenário em que os insulanos tiveram que conviver com apagões consecutivos, uma parte da população vê com boa expectativa as obras. Moradora da Portuguesa, Thaís Alves espera que a intervenção ajude a estabilizar a energia na região.

— Depois de a gente sofrer tanto com apagão aqui na Ilha, eu acho importante que sejam feitas essas melhorias. Se for para resolver de forma definitiva, melhor ainda. Porque não adianta nada se a empresa fizer uma obra que só melhora temporariamente e daqui há seis meses tem que fazer outra. Tem que resolver logo — afirma.

Por outro lado, a obra tem causado transtornos para os motoristas que transitam pela região. Isso porque a Light ocupou uma parte da faixa da esquerda da pista na Estrada do Galeão, no sentido saída da Ilha, afetando o fluxo de veículos, sobretudo em horários de pico.

— Certas horas do dia isso fica infernal, porque o trânsito afunila e passam só dois carros por vez. E o que mais me deixa indignado é que várias vezes eu passei pela obra e não vi funcionário trabalhando. Nesse ritmo não vai terminar tão cedo — afirma o motorista Luís Lima, de 43 anos.
Em nota, a Light informou que a maior parte das intervenções que visam melhorar o sistema de energia na Ilha do Governador serão concluídas até outubro. Entretanto, a empresa não deu prazo para conclusão especificamente da obra na Estrada do Galeão.