07/02/2025 - Edição 2236
Ar desligado
Na terça-feira (4), o ônibus da linha 325 estava com o ar-condicionado desligado. Mais uma vez, cheguei ao trabalho com a camisa ensopada, e não foi por defeito no ar, mas sim porque estava desligado até chegar no Centro. Quando faltavam três pontos para o Castelo, a motorista ligou o ar e começou a refrescar um pouco. Complicado. Paulo Oliveira, via Instagram.
Motos barulhentas
Eu moro na Avenida Paranapuã, no Tauá, e não consigo dormir direito nem ouvir a televisão por conta de motos barulhentas. Pelo amor de Deus, alguém tem que fazer alguma coisa, aumentar a fiscalização, alguma coisa! Soube que dentro das comunidades eles são proibidos de fazer isso, mas no asfalto eles podem perturbar o nosso sossego? Ana Camargo, via Instagram.
Falta fiscalização
Amo morar na Ilha, porém está faltando fiscalização nas ruas, principalmente para Vans e Mototáxis. Além disso, poderiam colocar radares nos sinais de trânsito, pois mesmo com o sinal fechado os motoristas avançam. É muito perigoso andar a pé pela Ilha, a qualquer momento pode aparecer uma moto do nada e causar um acidente. Paulo André, via Instagram.
Situação bizarra
A situação dos estacionamentos da Estrada do Galeão é crítica. A única 'segurança' é uma cancela quebrada e uma pessoa cobrando. Maya Balm, via Facebook.
Trânsito no Cocotá
Em frente ao Shopping Mancini, carros ficam estacionados na rua, fechando uma pista e atrapalhando o trânsito de forma absurda. É uma falta de respeito sem tamanho; as pessoas parecem não se importar com o próximo e só querem saber delas mesmas. Alexandre Paiva, via Facebook.
Mato alto na calçada
As calçadas da Rua Manuel Bonfim, no Zumbi, estão com mato alto, e nenhuma poda é feita há tempos. Os pedestres precisam fazer quase uma gincana para desviar das plantas, e, para quem passa todos os dias por ali, é uma situação bem incômoda. Valéria de Sá, via Facebook.
Ruas sujas
As ruas em torno do Colégio Mendes de Morais estão muito sujas e abandonadas. Aliás, nós, moradores, pagamos IPTU! As aulas vão começar e a sujeira tende a aumentar com a colaboração dos alunos. Mas parece que não adianta reclamar, porque nada acontece. Efigênia Gidi, via Facebook.
Ilha das Enxadas
Falta fiscalização e as calçadas estão todas deterioradas na Avenida Ilha das Enxadas, bem na rua principal, há um buraco enorme, com sinalização para os ônibus e carros desviarem. Se não fosse essa sinalização feita pelos moradores, com certeza já teria acontecido um acidente. Nilce Martins, via Instagram.
Canárias às escuras
Preciso passar pela Estrada das Canárias todos os dias, tarde da noite, e ela sempre se encontra escura em dois ou três trechos. A situação é vergonhosa, parece uma estrada de interior, de tão escura e precária que está a pista. Nathalia Lopes, via Instagram.
Protesto
É desordem no Cacuia, que afeta o trânsito e é desordem no Cocotá que fica inviável caminhar pelas calçadas devido ao grande número de barracas irregulares, motoristas que não param nos sinais vermelho, motoqueiros que andam em contra mão na Estrada do Dendê. Tínhamos tudo para ser exemplo no Estado. Jefferson Rodrigues, via Instagram.
Tampa solta
Um bueiro na Praia da Bandeira está com a tampa solta, colocando os motoristas que passam por ali em risco. Por ser uma curva acentuada, qualquer desvio inesperado pode causar um acidente. Por isso, os moradores da região sinalizaram o local. Renata Garcia, via Instagram.
Ilha alagada
Antigamente, precisávamos de mais de uma hora de chuva intensa para alagar algumas ruas da Ilha. Hoje em dia, 20 minutos de chuva intensa alagam todas as ruas da Ilha! Como é possível, com o passar do tempo, estarmos regredindo em relação a coisas básicas como essa? Marcelo Lima, via Instagram.
Energia
Se o gás que vai para nossas casas é encanado e a água vem de fontes subterrâneas, por que a energia também não pode ser? Parece que, hoje em dia, não existe isolamento adequado para implementar esse serviço. Vivemos no século XIX ainda, com postes e fios por todos os lados? Saulo Vettore, via Instagram.
Light instável
Moro aqui no Jardim Guanabara, na Rua Conquista, e várias casas estão funcionando com apenas uma fase de energia, o que tem deixado vários cômodos e eletrodomésticos sem luz. Estamos muito receosos de perder os alimentos da geladeira e não sabemos quando o fornecimento será restabelecido. Joseli Ferreira, via Instagram.
Lixo na calçada
Precisamos de limpeza e, principalmente, de uma caçamba de lixo em frente ao Colégio Amadeu Rocha. Muitas pessoas estão descartando o lixo de forma irregular na calçada, o que está impossibilitando a passagem de pedestres e deixando o local com um mau cheiro terrível. Sayonara Moura, via Instagram.
Ato incivilizado
Esta semana, presenciei um carro parado na calçada da Avenida Paranapuã, esquina com a Rua Érico Coelho, no laua, completamente atravessado e bloqueando a passagem de pedestres. É um absurdo uma pessoa fazer algo assim, sem imaginar que está atrapalhando a passagem de várias pessoas, em um local próximo a uma curva. Adilson Silva, via WhatsApp.
Praça localizada na Rua Etna, no Jardim Carioca, tem brinquedos e mesas quebradas e precisa de atenção
Plantas na calçada atrapalham a passagem na Pio Dutra
Buraco na calçada e grade do ralo quebrada são problemas na Estrada do Dende, 191