Gente da Ilha

O bom humor de João faz a diferença

Dono do Crepe e Cevada é um cearense amigo de todos


Por Nycolas Santana

20/05/2022 - Edição 2094

João conquistou a admiração e o respeito e cliente dos restaurante no Corredor Esportivo
João conquistou a admiração e o respeito e cliente dos restaurante no Corredor Esportivo

A alegria e simpatia são caraterísticas marcantes de João da Silva Sousa, gerente do Restaurante Crepe e Cevada, localizado no Corredor Esportivo do Moneró. Há mais de 20 anos ele trabalha no estabelecimento e conquistou a confiança e a amizade da clientela com o bom humor que lhe é característico. 

Nascido em Nova Russas, no Ceará, João teve uma infância marcada pelas dificuldades, tal condição que o obrigou a trabalhar ainda jovem. E aos 17 anos, desembarcou na Ilha do Governador em busca de uma oportunidade de melhorar a vida financeira da família 

— Eu tive que vir para cá por necessidade. Meus pais eram muito pobres e tinham uma vida muito dura lá no Ceará. Então, desde cedo eu tive que correr atrás e consegui a oportunidade de trabalhar aqui no Rio — explica João. 

E foi no Restaurante Crepe e Cevada que João deu seus primeiros passos para se estabelecer e mudar a sua própria realidade. Garantiu a formação profissional atuando nas mais diversas áreas do restaurante, desde a copa, passando pela cozinha e trabalhando como garçom do restaurante. Hoje, João é gerente e um dos sócios do restaurante. 

— Quando cheguei aqui eu conhecia muito pouca coisa. Mal sabia o que era um sanduíche! Aprendi muita coisa ao longo desses anos. Por isso que eu digo que a minha vida é aqui dentro do restaurante — conta, brincando em seguida — Meu sonho era vir para o Rio, juntar dinheiro por um ano para voltar ao Ceará e comprar uma moto. Estou aqui há mais de 20 anos, formei minha família, mas ainda não comprei essa moto! 

Aos 38 anos, é casado, pai de três filhas e encontrou na família um importante alicerce que lhe garante sustentação para que possa desenvolver o melhor trabalho no dia-a-dia com leveza e alegria. É essa alegria que faz com que João seja uma pessoa querida por clientes e seus companheiros de trabalho, que se tornaram verdadeiros amigos. 

— Sempre tento levar a vida sorridente, mesmo quando a gente tem um dia difícil, porque isso reflete no nosso trabalho. Quando a gente trata o cliente com sorriso no rosto, ele se sente bem e volta para cá. Então é fundamental a gente transmitir essa alegria — revelando uma das formas do sucesso. 

João é Gente da Ilha!