Gente da Ilha

O Bar do Tatu funciona desde 1935

Empreendimento é administrado pelos irmãos Everaldo e Inácio


Por Nycolas Santana

05/08/2022 - Edição 2105

Inácio (esquerda) e Everaldo conquistaram a confiança da clientela com trabalho e simplicidade
Inácio (esquerda) e Everaldo conquistaram a confiança da clientela com trabalho e simplicidade

A história dos irmãos Everaldo Alves e Inácio Alves revela uma trajetória de sucesso de dois nordestinos que vieram ganhar a vida na Ilha do Governador e fincaram raízes na região. Eles comandam um tradicional bar localizado na Estrada do Cacuia, em frente ao Hospital Paulino Werneck, que funciona na região desde 1935 e já teve diversos proprietários. 

Nascidos em Pocinhos, na Paraíba, desembarcaram na região no início da década de 1980. Inácio chegou primeiro e começou sua trajetória profissional em uma lanchonete na Estrada do Galeão, próximo ao Extra. Meses depois, passou a trabalhar como ajudante no então Bar do Seu Pereira, onde estão atualmente. 

— No começo foi muito difícil, porque passei muita necessidade quando cheguei na Ilha. E para agravar ainda mais, eu não tinha tanto conhecimento assim de comércio. Mas eu fui aprendendo, fui me estabilizando e com o tempo passei a ser o melhor do balcão — relembra Inácio. 

Tempos depois, Everaldo se juntou ao irmão como funcionário do estabelecimento e, em 1986, se tornaram sócios do Seu Pereira. Até que em 1989 assumiram o comércio de vez. Sob nova direção, o estabelecimento passou a ser conhecido como o Bar do Tatu, em referência a Everaldo, que era conhecido pelos amigos como “o Tatu da Ilha”. 

Com o passar dos anos, os irmãos conquistaram a confiança dos clientes, principalmente pela boa conversa. Além disso, a comida também é uma boa referência, já que os frequentadores do estabelecimento garantem que o torresmo do Bar do Tatu é “O melhor torresmo da Ilha”. 

 — Aqui é um trabalho que para a gente não é estressante. É uma diversão, porque fazemos muitos amigos. Quando um de nós está de férias, a gente sente muita falta — conta Inácio, que completa — Mas também temos uma responsabilidade muito grande, porque todos os dias abrimos 5h da manhã e só fechamos às 22h. 

Everaldo e Inácio têm o sentimento de dever cumprido. Ambos construíram famílias e se orgulham de terem conseguido formar seus filhos com o suor do trabalho. Além disso, já começam a projetar o futuro do estabelecimento pra que aos poucos os filhos possam assumir e preservar o legado do local. 

De personalidades distintas, Everaldo é mais enérgico, enquanto Inácio é mais comedido. No entanto, ambos se completam e conseguiram deixar uma importante marca dentro de um estabelecimento que já é histórico por natureza. “Somos bem diferente um do outro, mas a gente se entende muito bem. Acho que é por isso que o bar faz sucesso!”, brincam. Os irmãos Inácio e Everaldo são gente do bem. São Gente da Ilha!