Notícias

Mutirão ecológico no Corredor Esportivo

Atividade distribuiu mais de 100 mudas e plantou 20 árvores


25/09/2020 - Edição 2008

Crianças e autoridades se uniram em prol da sustentabilidade e plantaram mudas de diferentes espécies no Corredor Esportivo
Crianças e autoridades se uniram em prol da sustentabilidade e plantaram mudas de diferentes espécies no Corredor Esportivo

O Corredor Esportivo foi cenário, na manhã de domingo (20), de um mutirão sustentável voluntário em comemoração ao Dia Internacional da Limpeza de Praias, ao Dia da Árvore e ao início da primavera. Nem mesmo a chuva afastou os moradores da região e representantes do poder público de se unirem em uma força-tarefa para limpeza do manguezal próximo ao Campo do Verzul. Além disso, foram plantadas 21 árvores de mata atlântica, próximo a área do Bosque do Seu Hilário.

A atividade foi uma iniciativa do insulano Wagner Victer e contou com o apoio da Secretaria Estadual do Ambiente e Sustentabilidade e do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O plantio de uma muda de Pau-Brasil, uma das árvores mais simbólicas e que deu nome ao país, ao lado do histórico Baobá, localizado no Bosque do Seu Hilário, foi o momento mais simbólico do evento.

— Estou muito feliz com esse evento e a oportunidade de contar com diversas crianças e transmitir para eles a importância da conscientização ambiental e de preservar a natureza. Aqui virou um point. A ideia de colocar etiquetas nas árvores foi chamar atenção das pessoas e uma forma de explicar de qual planta se tratava. Isso vem dando certo e é legal ver as pessoas engajadas e agora me ajudando um pouquinho a tomar conta do Bosque — conta Seu Hilário da Silva, de 76 anos.

Diversas crianças, que são assistidas pela Associação de Mulheres da Ilha do Governador e pais voluntários, participaram da atividade e receberam pequenas mudas fornecidas pelo projeto Replantando Vida da Cedae, cujo objetivo é desenvolver a consciência ambiental. Wagner Victer ressaltou a importância desse mutirão voluntário em defesa da sustentabilidade do meio ambiente.

— É muito interessante que consigamos executar um projeto de mutirão desta grandeza que reúne plantio em áreas especiais da nossa Ilha do Governador. Ano passado conseguimos fazer na orla da Praia da Guanabara, na Freguesia, e agora fizemos no Corredor Esportivo. Isso serve como exemplo para as futuras gerações — afirma.

Entre outras autoridades, o evento também contou com a presença do Secretário Estadual do Meio Ambiente, Altineu Côrtes, a presidente do INEA, Diana Rangel e do Secretário Municipal do Meio Ambiente, Bernardo Ergas, Comlurb, Amuig, representantes do Projeto Bandeirantes da Praia da Rosa, Projeto Engenhando a Cidade - formado por estudantes insulanos de engenharia, Projeto Verde Ilha e da Ecotur Ilha, que participaram das atividades.