Notícias

Mutirão ajuda no Bosque do Seu Hilário

Grupo de voluntários faz ação para preservar mais de 200 espécies


23/12/2021 - Edição 2073

Insulanos se reuniram para cuidar e organizar a vegetação do bosque
Insulanos se reuniram para cuidar e organizar a vegetação do bosque

Um grupo de insulanos se mobilizou na manhã do último sábado (18) para realizar um mutirão de ajuda no lugar conhecido como Bosque do Seu Hilário, localizado no Corredor Esportivo. A ação contou com a ajuda coordenada pelo turismólogo Roberto Macchiute junto com outros insulanos que se voluntariaram para cuidar do espaço durante o sábado.  

A iniciativa teve como objetivo de ajudar o Seu Hilário, de 76 anos, a deixar o bosque mais bonito para as comemorações de Natal e Ano Novo. O grupo realizou o corte de grama e mato, adubou o terreno para o plantio de novas espécie e ajudou no cuidado das que já existem no bosque. Além disso, auxiliaram Seu Hilário a catalogar as novas plantas. 

— É muito importante a gente ajudar pessoas como o Seu Hilário, que dedica todo o seu tempo e esforço cuidando da natureza. Temos que valorizar esse esforço, ainda mais que ele cuida do bosque praticamente sozinho e sem ajuda de algum órgão público. Por isso precisamos apoiá-lo da melhor forma possível e acreditamos que essa mobilização trouxe uma contribuição positiva — conta Roberto Macchiute. 

O mutirão realizado no sábado (18) teve como intuito ajudar Seu Hilário na preparação do local para as celebrações de fim de ano

O bosque possui um pouco mais de 600 m², e está sob os cuidados de Hilário há 24 anos. Nele existem mais de 200 espécies de plantas, ervas e árvores, inclusive frutíferas, sendo a maioria dessas plantadas por ele e identificadas com uma plaquinha. A expectativa do Seu Hilário é que em 2022 o bosque tenha mais de 500 espécies catalogadas.

— Tenho muito orgulho de cuidar desse espaço, pois sei que de alguma forma estou contribuindo para o meio ambiente. Isso também é muito importante para mim, pois me dá uma satisfação muito grande em lidar com essas plantas. É uma ação que todo mundo sai ganhando — revela Hilário. 

O Bosque do Seu Hilário fica localizado em espaço público no Corredor Esportivo, próximo ao relógio digital, e conta árvores e plantas das mais variadas espécies. Entre elas estão laranjeira, pitangueira, cacaueiro, goiabeira, e também o exótico baobá, uma árvore de origem africana e de grande porte, que vive cerca de mil anos. Além de contribuir para a preservação do meio ambiente, o bosque torna o ambiente do Corredor Esportivo bastante agradável para os apreciadores da natureza.