Notícias

Muro do Cemitério desaba após temporal

Restos mortais foram parar na Estrada da Cacuia em meio a lama formada pelo temporal


14/01/2022 - Edição 2076

Após queda do muro, calçada foi interditada por autoridades
Após queda do muro, calçada foi interditada por autoridades

Uma parte do muro central do Cemitério do Cacuia não resistiu a forte chuva ocorrida na tarde de terça-feira (11) e desabou na calçada destruindo ossários e espalhando restos mortais que estavam em nichos próximo. O fato aconteceu por volta de 17h e, de acordo com testemunhas presentes no local, o muro, que já se encontrava em estado precário de manutenção, não resistiu a correnteza da água que descia das partes mais altas do cemitério e se concentrava ali.  

Funcionários do cemitério, que pediram para não ser identificados, contaram que o muro que cerca todo o local era uma preocupação de anos e em todos os períodos de chuva prolongada, como nesta semana, havia uma apreensão quanto a resistência da contenção. Choveu, na Ilha, cerca de 35mm nos últimos cinco dias, sendo 22,5mm no período entre 16h e 17h de terça-feira, dia que o fato ocorreu. Segundo o historiador Jaime Moraes não é a primeira vez que o muro do Cemitério do Cacuia vem abaixo. Na década de 70, o muro lateral localizado na Rua Mileto Maciel também caiu.  

Restos mortais precisaram ser recolhidos da via

Após o acontecido, alguns familiares estiveram no local na tentativa de resgatar os ossos de entes queridos, que ficavam em nichos próximo ao muro desabado. No entanto, em meio a lama formada pela chuva, dificultava o trabalho dos funcionários da Concessionária Reviver, que administra o cemitério. A assistente de carga, Cristina Carneiro, foi ao cemitério para tentar recolher a ossada do pai. 

— O muro já estava bem deteriorado e a água batia chuva após chuva. Eu cheguei aqui para saber se era a localização exata do meu pai e era. Eu estou na esperança de encontrar a ossada. Quem sabe — afirma Cristina.  

Em nota, a Reviver informou que após o acontecido enviou equipes para o local e com o apoio de órgãos da prefeitura para retirada do entulho e avaliação de danos e ressaltou que não houve feridos na ocorrência. “As fortes chuvas que têm assolado a cidade nos últimos dias causaram o desabamento. Informamos que a área foi isolada e vai receber um tapume até que o novo muro possa ser construído. No muro havia nichos com restos mortais. Eles foram recolhidos e levados para o ossário especial da Reviver”.