Gente da Ilha

Moutinho desfruta do seu legado na Ilha

Médico foi um dos responsáveis pela implementação do Corredor Esportivo


06/01/2023 - Edição 2127

O médico insulano foi um dos responsáveis pela implementação do Corredor Esportivo no Moneró
O médico insulano foi um dos responsáveis pela implementação do Corredor Esportivo no Moneró

Nascido em São Cristóvão, o Dr. Manoel Moutinho teve desde a infância uma relação bastante próxima com a Ilha do Governador. Seus avós e tios-avós tinham casas de veraneio na Ribeira e Freguesia, e com isso ele passava as férias na região. Na época sua preferência eram as praias, cinemas, pescarias e praticar esportes.  

O contato com a Ilha desde cedo, permitiu que construísse uma relação íntima com a Ilha do Governador. Aos 26 anos, mudou-se em definitivo para a região, e fincou raízes e traçou uma trajetória de sucesso. 

Formado em medicina esportiva e pediatria na UFRJ, Manoel seguiu uma carreira sólida na área da saúde. Trabalhou em diversas unidades de saúde da região, entre eles o Hospital Paulino Werneck, teve um consultório médico no Cacuia, foi professor da Universidade Gama Filho e chegou a ser médico da seleção brasileira feminina de vôlei. 

Na década de 80, escreveu um capítulo relevante na sua história. Durante o mandato do prefeito Saturnino Braga, integrou a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer e, em 88, foi Administrador Regional da Ilha do Governador – equivalente ao de subprefeito na atualidade – e um dos responsáveis por dar início às obras do Corredor Esportivo do Moneró. 

— Enquanto eu estava na Secretaria, já existia o planejamento de se criar o Corredor Esportivo. Quando me tornei administrador, fiz o pedido ao prefeito e coordenei as obras. Lembro que o projeto inicial era menor e nós ampliamos para que pudesse chegar até as comunidades da Praia da Rosa e do Parque Royal — conta, relembrando — No início, o espaço agradou muito os moradores do Moneró, pois valorizou bastante o bairro. Foi um sucesso muito grande na época e que perdura até hoje como um dos lugares mais agradáveis e democráticos da região. 

Aos 74 anos e já aposentado, Manoel gosta de aproveitar os prazeres mais simples da vida. Frequenta o Governador Iate Clube, gosta de caminhar, jogar futebol com os amigos, assistir à missa aos domingos e acompanha ativamente o Vasco da Gama, clube de coração na qual é sócio benemérito. Casado, tem três filhas e seis netos. Além disso, mora com a mãe de 94 anos e curte a vida com a família sempre que possível. 

— Quero usufruir tudo isso que a vida me oferece. Aproveito cada momento que posso e agradeço por tudo o que vivi. E a Ilha é o meu lugar, a minha casa. São poucos os lugares em que podemos desfrutar de uma tranquilidade de poder caminhar, relaxar e sentir a brisa da Baía de Guanabara como aqui. A Ilha do Governador é um lugar privilegiado! — finaliza. 

Manoel Moutinho é Gente da Ilha!