Notícias

Moradores de rua recebem apoio da Ores

Com sede na Ilha, entidade distribui roupas, alimentação e dignidade


19/07/2019 - Edição 1946

Um dos serviços oferecidos pela Ores é o corte de cabelo
Um dos serviços oferecidos pela Ores é o corte de cabelo

O inverno amplia de forma cruel o sofrimento de centenas de pessoas que moram nas ruas e para amenizar essa situação existem grupos de ajuda humanitária que trabalham para diminuir o sofrimento causado pelo frio. É o caso da Organização de Reintegração e Estímulo a Socialização (Ores), liderada pelo insulano, da Colônia Z-10, Ricardo Tavares, que proporciona higiene, alimentação e roupas a muitos necessitados.

Mais do que estender a mão a quem precisa, a Ores, cujas atividades iniciaram em 2008, busca resgatar a dignidade dos moradores em situação de rua. A entidade conta com um grupo de 20 pessoas, entre diretores e voluntários, e realiza um trabalho social sem fins lucrativos que se estende a diversos bairros da cidade do Rio de Janeiro. A instituição leva agasalhos, roupas, café da manhã e serviços, como corte de cabelo e banho, utilizando equipamentos próprios.

A organização e o senso de compaixão dos voluntários revela a dedicação na proposta da Ores em ajudar as pessoas que vivem nas ruas, através da ressocialização e incentivando à profissionalização. Ricardo Tavares demonstra satisfação em manter o projeto vivo, e ganha a cada dia mais força e respeito. A recompensa está na gratidão e os abraços recebidos daqueles que mais precisam nas ruas.

Ação também oferece café da manhã para moradores em situação de rua

— Eu sou um sonhador, mas acredito não ser o único. A Ores se mantém com recursos de pessoas que sonham esse sonho de levar dignidade ao próximo junto com a gente. Nossos projetos de ressocialização também buscam valorizar a higiene e estética dessas pessoas. O banho de cidadania, o corte de cabelo, entre outros serviços, são exemplos que tendem a ser ampliados.

A Ores também trabalha em busca da criação de mais políticas públicas para beneficiar a população de rua em atividades que estimulem a mudança de vida. De acordo com Tavares, a entidade está de portas abertas para novos parceiros ou pessoas que queiram ser voluntárias ou de alguma forma ajudar o próximo. Informações: www.ores.org.br ou pelo telefone 98634-1968.