Notícias

Moradores de Tubiacanga sofrem sem ônibus

Linha 922 opera com apenas com duas viagens durante todo o dia


12/02/2021 - Edição 2028

Moradores protestam: bairro não conta com linha de ônibus regular
Moradores protestam: bairro não conta com linha de ônibus regular

A linha de ônibus 922 da empresa Transportes Paranapuan, a única que opera em Tubiacanga, tem causado uma série de transtornos para os moradores do bairro que precisam sair para trabalhar, estudar ou realizar qualquer outra atividade fora. Quem trabalha no aeroporto, por exemplo, tem que pegar duas vans na volta do trabalho: uma até o Casa Show e outra para Tubiacanga.

Segundo os moradores, a linha já tinha como característica a inconstância nos horários, e a falta de pontualidade era uma reclamação antiga. No entanto, desde o início da pandemia da Covid-19 a situação se agravou e quantidade as viagens, que já eram reduzidas, tornaram-se raras.

De acordo com a moradora Flávia Oliveira, 34 anos, a linha atualmente opera apenas com duas viagens na parte da manhã saindo de Tubiacanga às 5h e às 6h. No restante do dia não existe mais nenhuma viagem tanto de ida como de volta.

— A gente se vira com as vans. O problema é que elas não operam com horários regulares e não aceitam a gratuidade na segunda passagem. Também temos a opção do mototáxi, mas que também não é a ideal, pois é mais caro que o ônibus. No fim das contas o gasto é sempre maior pelo fato da linha 922 não funcionar com mais nenhum horário — disse.

O ônibus 922 circula somente na parte da manhã

O vigia Ricardo Moreira trabalha no Cocotá e diz que foi surpreendido com a redução dos horários da linha e precisou se adaptar para não perder a hora.

— Passei a ir todo dia de Uber para o trabalho, senão eu não chego no horário. É a forma que encontrei de me locomover, pois não podia mais contar com o 922 — conta, explicando em seguida — É complicado depender somente do aplicativo para me deslocar. Tem vezes que encontro dificuldade para encontrar motoristas e a tarifa fica mais cara. O ônibus faz muita falta.

A moradora Thais Souza reforça o coro de críticas e tem preocupação com a volta às aulas nas escolas. O retorno na rede municipal está previsto para o dia 24 de fevereiro de maneira presencial e Thais cobra um posicionamento da Paranapuan.

— Se a empresa não tomar uma providência para retomar o funcionamento normal do 922, como é que vai ser para as crianças irem para a escola? E na hora da volta? Não tem tanta van assim para transportar todas as crianças do bairro. Não pode ficar dessa maneira — afirma.

A empresa Paranapuan informou que a redução na operação da linha 922 é uma ação decorrente da pandemia da Covid-19, em vista que a empresa registrou queda na quantidade de passageiros transportados, e que só a partir do dia 30 de abril deve retomar a operação normal da linha.