Notícias

Morador do Moneró cuida de plantas no Corredor Esportivo

Dedicação de Hilário à natureza é exemplo de cidadania


17/07/2020 - Edição 1998

O militar aposentado Hilário da Silva cuida com carinho há mais de duas décadas das plantas, árvores e ervas no bairro onde mora
O militar aposentado Hilário da Silva cuida com carinho há mais de duas décadas das plantas, árvores e ervas no bairro onde mora

Um trecho do Corredor Esportivo, próximo ao relógio digital, chama atenção de diversos insulanos que passeiam e praticam atividades físicas na orla pela beleza do jardim, das plantas e árvores. Isso é possível graças ao trabalho voluntário desenvolvido há 23 anos pelo morador Hilário da Silva, de 76 anos, um amante da natureza, e que cuida de tudo com muita dedicação. Atualmente há no jardim cerca de 90 espécies de plantas, ervas e árvores, inclusive frutíferas, sendo a maioria dessas plantadas por ele.

A área que possui uma extensão de pouco mais de 600 metros quadrados é regada diariamente por Hilário. Segundo ele, para conseguir sucesso na hora de plantar, é preciso comprar adubo e cavar bem a terra, já que o solo do local não ajuda muito. Em alguns finais de semana, ele ensina as crianças a plantar e realiza diversas ações de conscientização e sobre a importância da natureza para o planeta.

— A caridade é a solução para tudo. Meu trabalho é feito com bastante amor, afeto e carinho para com a natureza. A minha recompensa é viver com saúde e sempre feliz. Tenho orgulho de manter este espaço e o reconhecimento eu sei que vem do homem lá de cima. Estou fazendo o bem, preservando com afinco o que acredito — conta Hilário, que possui um grupo de auto ajuda aos necessitados e ainda dá palestras sobre o benefício de alimentos naturais.

Jardim conta com cerca de 90 espécies

Uma das árvores especiais do jardim no Corredor Esportivo é a Baobá, de origem africana. Ela tem um tronco massivo e possui uma capacidade de armazenamento de água muito grande no tecido do tronco. Na Ilha há apenas uma outra espécie dessa, localizada no Jardim Guanabara. Há outras árvores que se destacam como a laranjeira, pitangueira, cacaueiro, goiabeira, graviola, limoeiro, mangueira. Já de ervas é cultivado capim limão, erva cidreira, merthiolate, boldo, pata de vaca, entre outras. Todas as plantas recebem uma plaquinha com o nome para identificação dos insulanos.

— Eu fiquei encantada quando eu vi. É de um cuidado invejável, que não estamos acostumados a ver por aí. Nos dias atuais é difícil a gente dar valor a esse tipo de ações. Somos um pouco egoístas. Só tenho a parabenizar o responsável por cuidar deste lugar. Tenho certeza que é uma pessoa de muita luz e que faz a diferença — disse à reportagem, Sheila Mello, moradora do Moneró, que realiza caminhadas diárias no Corredor Esportivo.