Notícias

Maternidade é reaberta após uma década

Paulino Werneck foi revitalizado para cuidar da mulher e dos recém nascidos


12/04/2024 - Edição 2193

Após mais de uma década de espera, os moradores da Ilha do Governador comemoram a reabertura do Hospital Maternidade Paulino Werneck, que volta a oferecer atendimento materno-infantil de qualidade na região. A nova unidade, inaugurada na sexta-feira (12), chega para suprir uma necessidade urgente na região, proporcionando cuidados especializados desde a gestação até o pós-parto, além de serviços ginecológicos disponibilizados pelo Sistema de Regulação (Sisreg). 

Localizado nas instalações do antigo hospital homônimo, o Paulino Werneck foi completamente revitalizado e adaptado para oferecer serviços modernos e essenciais à saúde da mulher e do recém-nascido. São 16 leitos obstétricos, dois leitos de UTI Neonatal, quatro leitos de cuidados intermediários e dois leitos canguru (destinados a recém-nascidos prematuros), duas salas de centro cirúrgico e centro obstétrico com três suítes de PPP (pré-parto, parto e puerpério), sendo uma delas com banheira.  

A expectativa é que a unidade realize cerca de 100 partos por mês, contando com todos os recursos necessários para atendimentos de baixa e alta complexidade. A volta da maternidade é uma resposta direta aos desafios enfrentados pelas mamães da região, que, devido à sua localização geográfica, muitas vezes enfrentavam dificuldades para acessar maternidades em outras áreas da cidade, principalmente em casos em que a saída da Ilha se encontrasse engarrafada, como noticiado diversas vezes pelo Ilha Notícias.  

Com a reabertura do Paulino Werneck, as mamães insulanas ganham não apenas um local de parto seguro, mas também um centro de referência para cuidados pré-natais e acompanhamento especializado durante todo o ciclo da gravidez. “É uma grande alegria entregar a maternidade, um equipamento de primeiro mundo, planejado com todo o cuidado e carinho para atender gestantes e bebês”, disse o subprefeito Rodrigo Toledo. 

Além dos serviços de obstetrícia, o hospital contará com uma série de facilidades, incluindo salas de cirurgia, setor de hemoterapia, leitos canguru para recém-nascidos prematuros, radiologia, serviço de ultrassonografia e atendimento psicológico e nutricional, entre outros. A nova maternidade será ainda uma base para o programa Cegonha Carioca, que oferece suporte integral às gestantes da região. A unidade também ofertará serviços em ginecologia, como laqueadura tubária no pós-parto e para pacientes inseridas no Sisreg, com capacidade para mais de 200 laqueaduras por mês. 

A nova maternidade será referência para mulheres que fazem o pré-natal nas sete unidades de Atenção Primária da região, as clínicas da família Assis Valente, Dona Maria Sebastiana de Oliveira e Wilma Costa; e os centros municipais de saúde Madre Teresa de Calcutá, Necker Pinto, Newton Alves Cardoso e Parque Royal, onde as mamães que fazem acompanhamento na rede de Atenção Primária poderão conhecer o local onde darão à luz.