Gente da Ilha

Masetti, uma história de sucesso

Isaias Masetti é professor da Faetec Ilha e se destaca pelo seu conhecimento


Por André Oliveira

25/10/2019 - Edição 1960

Professor Masetti é admirado por seus alunos
Professor Masetti é admirado por seus alunos

O insulano Isaias Masetti é referência na Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), órgão no qual dá aulas desde 2003 e contribui com seus conhecimentos adquiridos durante a carreira de 36 anos na Petrobras. Querido pelos alunos, ele se destaca pela simplicidade e eficiência para transmitir ensinamentos. Atualmente dá aulas de competências transversais, matemática e português.

Nascido na capital São Paulo, na localidade conhecida com Bixiga, Masetti, é agradecido pela educação proporcionada pelos seus pais, Ario Biagio e Maria da Penha. Desde cedo eles o incentivaram, ao lado do irmão, para, através do conhecimento, garantir um futuro próspero. Hoje Isaias colhe os frutos desta educação realizado como profissional.

— Meus pais sempre batalharam muito para garantir o sustento de casa e dar as condições que precisávamos para viver bem. Infelizmente perdi meu pai quando tinha nove anos. É claro que por conta da pouca idade isso acaba abalando, mas pude junto com meu irmão e minha mãe, seguir em frente e superar esta grande perda — diz emocionado.

Estudioso, Masetti conquistou vaga para cursar a Universidade de São Paulo (USP) onde fez Engenharia Naval. Em 1980, aos 24 anos, veio morar no Rio de Janeiro após ter sido aprovado no concurso da Petrobras para o cargo de Engenheiro de Equipamento. Ele garante que não pensou duas vezes em largar sua cidade natal para tentar a vida na Cidade Maravilhosa. Inicialmente, ficou em um hotel com as despesas bancadas pela própria empresa.

— Sempre fui uma pessoa muito aberta para ideias e opiniões, mas após o resultado da minha aprovação na Petrobras tomei uma decisão consciente, única e irrevogável. Era meu grande sonho contribuir com esta empresa que tanto estudei na faculdade. Tive uma atração muito forte e por isso decidi que seria nela o meu futuro.

Na Petrobras, Isaias, realizou outros sonhos, e fez cursos de pós-graduação, mestrado e doutorado na UFRJ. Ele conta que viveu grandes momentos quando ainda era estagiário e ficava por dias embarcado para ajudar no processo de instalação das plataformas fixas da Bacia de Campos, no norte do Rio de Janeiro. Anos depois, trabalhou no Centro de Pesquisa da Petrobras (Cenpes) e em seguida se aposentou, depois de uma temporada de seis anos na Transpetro.

Isaias, agora dedica todo seu tempo à Faetec Ilha. Ele tem orgulho do projeto que desenvolveu na unidade da Faetec do Barreto e sonha em trazer para a Ilha. “Desenvolvi ao lado dos alunos, catamarãs com unidades de energia solar. Foi uma motivação pessoal muito grande que contribuiu dentro da filosofia de um curso de Estaleiro Escola”.

Morador do Jardim Guanabara há 15 anos, Masetti é um profissional realizado que se mostra forte e revigorado, após superar graves problemas de saúde. Atualmente, segue na missão de compartilhar conhecimentos na “Família Faetec”, onde divide com os alunos experiências de vida e profissionais. Engenheiro muito preparado, é humilde e admirado pelos alunos e amigos que reconhecem nele determinação e esforço para conquistar o sucesso. É um exemplo de cidadão. É Gente da Ilha!