Notícias

Marcos Freire assume Hospital Universitário do Fundão

Médico insulano é o novo diretor e garante mudanças


Por Tiago Netto

21/05/2019 - Edição 1938

O Reitor da UFRJ Alberto Leher assinou a posse do novo diretor geral do HUCFF Marcos Freire
O Reitor da UFRJ Alberto Leher assinou a posse do novo diretor geral do HUCFF Marcos Freire

O médico Marcos Freire tomou posse no cargo de diretor geral do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, durante cerimônia realizada na segunda (20), no auditório do Centro de Ciências da Saúde, no Fundão. Marcos foi escolhido por votação realizada no início do mês, quando obteve 94% dos votos válidos.

— Estou honrado em ocupar o posto que já foi do professor Clementino Fraga. Estou convicto das melhorias que vamos realizar no hospital, através das ações através do nosso grupo de gestão. Iremos dar prosseguimento ao trabalho realizado pelo diretor interventor Leôncio Feitosa. Venho para realizar a inclusão em nossos corredores e firmar novas parcerias para melhorar o atendimento dos pacientes – disse o novo diretor, durante o discurso de posse.

Marcos Freire trabalha há 32 anos no HUCFF, é doutor em Cirurgia Geral pela UFRJ e professor da Faculdade de Medicina da instituição. A posse do novo diretor põe fim ao processo de intervenção que o hospital estava submetido pela reitoria da UFRJ desde novembro de 2017. Marcos garantiu que dará início as reformas do CTI, o que abrirá mais 25 leitos ainda este ano.

O reitor da UFRJ, Roberto Leher elogiou o novo diretor. “Marcos vem há anos trabalhando em prol do hospital e tem se dedicado a atender os pacientes com qualidade. Tem como herança de seu pai, o médico Evandro freire, o amor à medicina e a capacidade de gestão. Fico feliz de que essa responsabilidade esteja nas mãos de um profissional de qualidade.”

Marcos, Roberto, Denise e Leôncio durante a cerimônia

Na cerimônia, prestigiada pelos principais representantes de setores da área médica pública do Estado e diversas autoridades políticas, Marcos homenageou com placas de prata o ex-diretor geral do HUCFF Leôncio Feitosa, o reitor Leher e a vice-reitora Denis Fernandes, que deixam os cargos em julho.

O Hospital Universitário é o maior hospital do Rio de Janeiro em volume de consultas, principalmente de ambulatórios especializados em alta complexidade. Por dia são realizados cerca de 1200 atendimentos ambulatoriais, 108 procedimentos de imagem e, em média, 25 cirurgias, além de 317 pesquisas em andamento e 280 leitos ativos.