Notícias

Mais duas escolas municipais ganham instalações e tecnologia

Escolas municipais Belmiro Medeiros e Leonel Azevedo se transformam em Ginásios Educacionais Tecnológicos


Por André Oliveira

08/03/2024 - Edição 2188

A Ilha do Governador celebrou a inauguração de dois novos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs) nas escolas municipais Belmiro Medeiros e Leonel Azevedo, localizadas no Moneró e Village, respectivamente. A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação vem fortalecer a oferta de educação de qualidade na região com o que há de mais moderno em todo o mundo, seguindo os passos do primeiro GET instalado na Escola Municipal Gurgel do Amaral, em abril de 2023, e que vem sendo case de sucesso entre as escolas insulanas.  

Os GETs representam na prática um novo paradigma educacional, introduzindo inovação e tecnologia na rede municipal de ensino, que por décadas esteve carente desses elementos. A proposta é estimular os estudantes a desenvolverem habilidades inovadoras e criativas, por meio de um currículo interdisciplinar fundamentado nos princípios da metodologia STEAM: Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. Essa abordagem prepara os alunos para os desafios do século XXI, sem deixar de lado os fundamentos da grade curricular tradicional, que continuará sendo seguida. 

— O GET é o modelo de educação mais inovador do Brasil. É uma educação mão na massa, onde nossos alunos são colocados em contato com a tecnologia e o conhecimento. É um lugar de criatividade, de sensibilidade e de protagonismo. É onde o aluno pode entrar em um colaboratório super tecnológico e que inspira toda a escola. O aluno pode aprender a programar, e elaborar as próprias questões matemáticas e pensar nas soluções. O GET tem esse caráter inovador — explicou o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha. 

Os Ginásios Educacionais Tecnológicos são equipados com impressora 3D, computadores, estúdios, aptos para trabalhar com robótica e o que há mais avançado de educação tecnológica. O GET representa uma tendência global na educação, seguindo modelos encontrados em colégios de elite da rede privada. A iniciativa municipal democratiza o acesso a essa educação de ponta, tornando-a disponível para os alunos da rede pública. 

— Essa novidade faz com que o Leonel Azevedo e a Belmiro passem a receber altos investimentos em tecnologias educacionais que colocam essas escolas na vanguarda do ensino tecnológico. Agora são escolas vocacionadas, com um verdadeiro potencial de descobridor de talentos para nossa sociedade — conclui Fabiano Raposo, professor da Leonel Azevedo.