21/10/2022 - Edição 2116
Amor incondicional. É com esta frase que se pode descrever o sentimento de Roberto Macchiute pela Ilha do Governador. E é com esse amor pela região que o insulano escreve a sua história e renova o sonho de ter a Ilha como o melhor lugar para se viver na cidade.
Nascido na Ilha do Governador, Macchiute viveu grande parte da infância e adolescência na região. Em alguns momentos morou em locais fora da Ilha, como Brasília, mas acabou retornando para a região e estabelecer suas raízes.
Roberto é engenheiro civil e fez a carreira na Justiça Federal como funcionário público. Entretanto, foi no turismo que se encontrou, área em que atua há mais de 20 anos, sendo dez deles focados em desenvolver o turismo na Ilha do Governador.
— Eu comecei a trabalhar com o turismo fora da Ilha, visitando os principais pontos turísticos da cidade. Mas aos poucos enxerguei que a Ilha tinha um potencial enorme e comecei a trazer as pessoas de fora para conhecer a Ilha. Só que neste meio tempo, eu percebi que os próprios insulanos não conhecem a própria região. Foi a partir daí que iniciei um trabalho voltado para a própria população da Ilha do Governador — explica Roberto.
Conforme se aprofundava no turismo à Ilha, mais Roberto se encantava pela região. Dessa forma, começou a desenvolver atividades de valorização da região, como o projeto “Conhecendo a Ilha a Pé”, na qual reúne grupos de insulanos para realizar passeios e conhecer a história e as belezas naturais da Ilha. Além disso, periodicamente promove atividades culturais, ações ecológicas e exposições fotográficas, entre outras, para exibir as maravilhas da região.
— Hoje eu estou aposentado, mas mesmo assim continuo esse trabalho turístico na Ilha porque acredito no potencial da região. Não faço isso por dinheiro, e sim por amor à Ilha — afirma.
Como bom insulano, Roberto aproveita o que a região tem de melhor. É morador do Jardim Guanabara gosta de frequentar os principais restaurantes da região, e destaca o Casa Nossa Café e o Capitania dos Copos.
Aos 66 anos, ele revela o sonho de ver a Ilha do Governador se consolidar como uma região modelo e ter o turismo como um dos grandes impulsionadores.
— Eu sonho em ver a Ilha se desenvolvendo e o seu turismo crescendo. Mas para isso acontecer, muita coisa precisa prosperar antes. O meu desejo é que a Ilha possa voltar a ser aquela que cheguei a ver no passado. Um local maravilhoso de se vi ver. Tenho essa esperança! — finaliza.