Lusa

Lusa retoma atividades para associados

Clube estabelece protocolo rigoroso de segurança que inclui medição de temperatura


Por André Oliveira

10/07/2020 - Edição 1997

Sócios que entram de carro passam por triagem com medição e álcool em gel
Sócios que entram de carro passam por triagem com medição e álcool em gel

A Associação Atlética Portuguesa promoveu na terça-feira (7), o retorno gradual das atividades da parte social, de acordo com o planejamento de flexibilização da quarentena realizado pela Prefeitura do Rio. O próprio clube desenvolveu um protocolo detalhado, bastante elogiado pelas autoridades de saúde, para evitar o contágio do novo coronavírus com obrigações e regras aos associados que possibilita uma maior segurança nesta volta escalonada à normalidade.

A Portuguesa estabeleceu, por exemplo, para a liberação de acesso as dependências do clube, o uso obrigatório de máscara. Todas as pessoas que adentram o clube, inclusive de carro, passam por uma rápida medição de temperatura e são liberados desde que estejam com temperatura corporal menor que 37ºC. O funcionamento das catracas está suspenso neste primeiro momento e a entrada é liberada mediante a apresentação da carteirinha e com autorização prévia da secretaria. Convidados, visitantes e pets estão proibidos nesta fase.

O processo de acesso ao clube a pé inclui uso de máscara obrigatório

Durante toda área do clube há demarcações no chão e cartazes indicativos que orientam para a obrigatoriedade da máscara, do distanciamento e da importância da higienização constante. O clube disponibiliza, em locais estratégicos alinhado com a Vigilância Sanitária, dispensers de álcool em gel e sabão líquido. Já a higienização dos locais de uso compartilhado é feita constantemente pelos colaboradores. Nesta fase atual, as atividades de natação, respeitando o distanciamento por raia, estão liberadas. A academia está funcionando com um terço da capacidade e com horários agendados previamente.

As salas comerciais, como o consultório dentário e jurídico, o estúdio de fisioterapia, pilates e tatuagem, voltaram ao funcionamento normal. As escolinhas de futsal e fut7, no entanto, seguem suspensas, assim como a hidroginástica. O bar está funcionando com grades marcando a distância para o balcão e mesas separadas distantes dois metros. De acordo com o presidente administrativo Marcelo Barros, essas medidas são necessárias para garantir ao associado uma volta de maneira gradual, confortável e com toda segurança necessária.

O clube dispõe de totem com dispenser de álcool gel para higienização individual

— Mais do que nunca prezamos pela segurança de nossos associados e amigos. Por isso peço a colaboração de todos para que essas medidas sejam cumpridas. As atividades estão retornando com muita responsabilidade da nossa parte. O sócio pode sentir-se seguro conosco. Tão logo essa pandemia passar, as coisas vão se normalizando e todos poderão voltar a participar das atividades sociais, esportivas e de lazer – disse o presidente.