28/08/2026 - Edição 2317
Cerca de 300 pessoas lotaram o salão social da Associação Atlética Portuguesa na tarde de quarta-feira (26) para um encontro com o candidato a deputado estadual Guilherme Schleder, apoiado pelo clube. Organizado pelo presidente Marcelo Barros, o evento reuniu funcionários, torcedores, sócios, dirigentes, representantes de escolas municipais e particulares da Ilha do Governador, integrantes de clubes do Rio de Janeiro e outras lideranças. O jornalista José Richard, fundador do Ilha Notícias e benemérito da Portuguesa, também esteve presente.
Schleder apresentou propostas e falou sobre a relação construída com a Portuguesa desde 2021. A parceria com o clube, ao lado do ex-prefeito e candidato ao governo, Eduardo Paes e do deputado federal, Pedro Paulo, já resultou em ações importantes para a estrutura da Lusa. Entre elas estão a cessão das arquibancadas da Arena do Futuro para a Portuguesa e, mais recentemente, a instalação da nova iluminação do Estádio Luso-Brasileiro.
A aproximação com o poder público também tem reflexos sociais. Por meio do projeto “Lusa em Movimento”, a Portuguesa oferece mais de 20 atividades esportivas e culturais gratuitamente à população. Atualmente, são mais de 1.400 inscritos nas modalidades oferecidas pelo clube. Essa parceria tem grande apoio do deputado federal Renan Ferreirinha e candidato à reeleição, outro nome quem mantém grande apoio da Lusa, e que não pôde estar presente no encontro por conflitos na agenda de campanha.
Outro trabalho destacado foi o projeto voltado para pessoas com autismo, desenvolvido pela Portuguesa há mais de nove anos. A experiência acumulada pelo clube serviu de inspiração para a criação da sala sensorial instalada no Luso-Brasileiro, que recebeu o nome de Guilherme Schleder em homenagem à parceria construída nos últimos anos.
Durante o encontro, Marcelo Barros reforçou que sócios, torcedores, funcionários e dirigentes devem avaliar o histórico dos candidatos antes de votar. “É preciso reconhecer quem está ao lado da Portuguesa, quem ajuda o clube e transforma compromisso em resultado. Agradecemos a presença de todos por estarem dispostos a vir a reunião mesmo em um dia de semana para ouvir quem faz pelo nosso clube”, afirmou o presidente.
José Richard também destacou ações que, segundo ele, beneficiaram diretamente a população da Ilha e que tiveram participação ativa de Schleder. Entre elas, citou a retomada dos estacionamentos rotativos da Estrada do Galeão pelo sistema Rio Rotativo, que agora vivem cheios e impulsionam o comércio do calçadão da Portuguesa.
O encontro também reforçou o apoio da Portuguesa à candidatura de Renan Ferreirinha a deputado federal. Ele participou via áudio e reforçou seus planos com a Lusa e a importância da continuidade da parceria.
Campanha permite quitar atrasos das mensalidades com mega descontos
Evento reuniu atividades, homenagens e celebrou inclusão no clube
Lusa enfrenta o Madureira e precisa vencer em busca do penta