16/08/2019 - Edição 1950
Os vereadores da Câmara Municipal do Rio de Janeiro aprovaram por unanimidade na quinta (8), o Projeto de Lei 334/17, de autoria do vereador Fernando William, do PDT, que tomba a sede da Associação Atlética Portuguesa pela sua importância histórica e cultural. Para comemorar, a diretoria do clube realizou uma animada feijoada, no sábado (10), que contou com a presença de autoridades, membros da diretoria, associados e amigos da Lusa.
A animação ficou por conta do cantor de pagode Jayme Neto. Enquanto acontecia o evento na quadra, a criançada da escolinha da Portuguesa disputava um campeonato nos campos sintéticos da Lusa. O grupo de associados, Tocata da Portuguesa, reviveu a música portuguesa, tão viva nas tradições do clube.
Com uma história de 94 anos, a Associação Atlética Portuguesa se destaca por ser uma instituição acolhedora, inserida na vida do insulano. A importância histórica do clube foi lembrada em decreto de 1935 pelo prefeito Pedro Ernesto, que reconheceu a Portuguesa como uma instituição popular. Agora, após 84 anos, o clube está prestes a ter sua importância histórica e cultural definitivamente reconhecida através do tombamento, dependendo apenas da sanção do prefeito Marcelo Crivella.
O presidente João Rêgo ressaltou a importância deste momento para o clube que está a um passo de ser eternizado para as próximas gerações.
— Quero agradecer aos vereadores que reconheceram a importância cultural e histórica do nosso clube. O tombamento é uma ação importante para nos ajudar a preservar a memória da sede da Lusa, que já foi palco de grandes jogos de futebol e também era o lugar onde funcionava um jóquei e nos permite preservar essa construção histórica e única. Contamos agora com a aprovação do prefeito Crivella, que em visita ao clube em 2017 já havia prometido nos ajudar – disse o presidente.
Patrimônio dos insulanos, agora a Portuguesa quer se tornar patrimônio histórico e cultural da Cidade do Rio de Janeiro.
Com empate de 2x2 no placar agregado, Lusa garante vaga nos pênaltis
Participação em competição nacional projeta a Portuguesa
Lusa faz promoção para quem quiser tornar-se sócio contribuinte no mês de agosto