Lusa

Lusa fecha o ano com grandes conquistas

Energia solar, fim de dívida milionária e iluminação do estádio marcaram a gestão em 2020


Por André Oliveira

31/12/2020 - Edição 2022

Estádio da Lusa agora tem iluminação definitiva para jogos oficiais noturnos
Estádio da Lusa agora tem iluminação definitiva para jogos oficiais noturnos

A década que chega ao fim vai ficar marcada como os anos do recomeço, da restruturação e da superação na Lusa. Já o ano de 2020 trouxe para a Lusa conquistas, importantes avanços e um passo audacioso pensando no futuro e no meio ambiente. Nesta última edição do ano do jornal Ilha Notícias, o presidente Marcelo Barros, faz um balanço das conquistas sociais e estruturais do clube.

A maior conquista da década aconteceu no mês de novembro. Após 44 anos, a diretoria da Lusa conseguiu, na justiça, colocar fim a uma dívida milionária de IPTU com a prefeitura, que girava em torno R$ 33 milhões. Essa era uma das maiores preocupações do clube, já que a sede quase foi a leilão em duas ocasiões.

— Sem dúvidas essa foi a melhor notícia que poderíamos receber esse ano. Com a Justiça reconhecendo a irregularidade desta cobrança, conseguimos garantir o patrimônio da Lusa para sempre. Corrigimos essa mancha do passado e agora estamos projetando o futuro com responsabilidade, calma e serenidade.

A partir deste ano, a sede da Associação Atlética Portuguesa passou a ser abastecida por energia solar

Outro passo importante da Lusa foi o pioneirismo na instalação de energia solar em clubes do Rio de Janeiro. Este ano, a empresa insulana Green Solar instalou de mais de 750 placas solares na tradicional marquise da sede, o que vai gerar uma redução de 95% nas contas de luz do clube e evitar a emissão de mais de 91.267kg de CO2 no meio ambiente da Ilha, além de salvar 550 árvores do planeta. Já no futebol, a permanência pelo sexto ano seguido na primeira divisão do Campeonato Carioca e a campanha digna realizada no Brasileirão Série D, mesmo diante da pandemia, foi comemorada pelo presidente.

— A Portuguesa larga na frente e quer servir de exemplo para outros clubes coirmãos e grandes empresas para que tenham consciência ambiental e busquem projetos mais sustentáveis, como o da energia solar. Tenho certeza que nosso associado está orgulhoso de viver esse momento e ainda com vibrar com o nosso time, que fez uma campanha briosa nos campeonatos em que disputou com a galhardia e fidalguia de sempre — acrescenta.

A iluminação definitiva do Estádio Luso-Brasileiro possibilitando jogos oficiais noturnos é outra importante realização que deve ser comemorada neste ano de 2020, durante o qual, mesmo com a pandemia, Deus ajudou a materializar grandes projetos.