Lusa

Lusa enfrenta o Botafogo na terça

Neste sábado a Portuguesa estreia no Cariocão contra o Bangu


10/01/2025 - Edição 2232

A espera chegou ao fim para os torcedores da Lusa. Após quase cinco meses longe dos gramados, a Lusa retorna ao futebol profissional neste sábado (11), às 19h, contra o Bangu, no estádio de Moça Bonita, na estreia do Campeonato Carioca 2025. Este será o décimo ano consecutivo do clube na elite do futebol estadual. 

O time entra em campo com grandes expectativas e um objetivo claro: garantir um desempenho que os coloque novamente nas competições nacionais em 2026. Apesar do foco principal estar nesta classificação, a Lusa também sonha em repetir o feito de 2021, quando alcançou a melhor campanha de sua história, terminando na terceira posição no Estadual. 

Além da busca por bons resultados, a partida marcará um momento especial na história do clube. Romarinho, um dos maiores ídolos recentes da Lusa, completará 250 jogos com a camisa rubro-verde, consolidando-se como o atleta do século com mais atuações pelo time. O jogador, que já balançou as redes mais de 30 vezes, promete ser peça-chave para a equipe nesta temporada. 

— É um momento muito especial para mim como atleta. A Lusa é minha segunda casa, onde me sinto em paz e tranquilo para desempenhar meu futebol. Desde o porteiro até o presidente Marcelo, que um dia foi até meu treinador nas categorias de base, eu tenho muita gratidão a este clube e podem ter certeza que me dedicarei ao máximo para continuar dando alegrias ao torcedor — afirma o meia-atacante Romarinho. 

A estreia no Carioca também será um marco para o técnico Evaristo Piza, que fará sua primeira partida oficial à frente da Portuguesa. O treinador, que chegou em novembro, destacou o sucesso da pré-temporada, que incluiu 10 dias de preparação intensa em São Paulo e complementação no CT Luso-Brasileiro. Durante o período, a equipe realizou seis jogos-treino, com quatro vitórias (São Caetano, Portuguesa Santista, Aimorés e Sampaio Corrêa) e dois empates (Santa Catarina e São Bento). 

— Foi uma pré-temporada muito produtiva. Trabalhamos duro, ajustamos o time e conseguimos observar boas alternativas táticas. Estamos prontos para encarar o Carioca, um campeonato de tiro curto que exige intensidade desde o início — avaliou Pizza.  

Bangu e Portuguesa estrearam também em 2024 jogando entre si, só que no estádio Luso-Brasileiro. Na ocasião, a Lusa venceu pelo placar mínimo com gol de Romarinho. Após a estreia contra o Bangu, a Lusa já terá um desafio de peso na próxima terça-feira (14), às 21h, contra o Botafogo, atual campeão da América, no estádio Nilton Santos.