Lusa

Lusa comemora Dia da Padroeira

Padre Gilvan dirige celebração de N. Sra. de Fátima


Por André Oliveira

16/05/2019 - Edição 1937

O padre Gilvan da Igreja N. Sra. Aparecida ao lado de dirigentes da Portuguesa
O padre Gilvan da Igreja N. Sra. Aparecida ao lado de dirigentes da Portuguesa

Momentos de devoção, agradecimento, amor, paz e comunhão. Foi assim que a diretoria e associados da Lusa comemoraram o Dia de Nossa Senhora de Fátima, padroeira do clube, durante missa na segunda (13). Centenas de fiéis estiveram presentes na solenidade religiosa de encerramento dos festejos que contou com uma procissão luminosa em direção à quadra da Portuguesa. Ao final da missa, crianças realizaram o Auto de Nossa Senhora de Fátima, homenageando o Brasil e Portugal.

Centenas de fiéis acompanharam a missa de encerramento das homenagens à N. Sra. de Fátima na quadra principalA história da Santa Fátima surgiu em 1917, um período em que o mundo vivia o caos da 1ª Guerra Mundial. Segundo a crença, oito dias após o Papa Bento XV orar em busca da “Paz Mundial”, Nossa Senhora de Fátima fez a sua primeira aparição, em 13 de maio, numa pequena aldeia de Fátima, em Portugal, por isso herdou este nome. Completados 102 anos da primeira aparição, os fiéis aproveitam a data para um período de adoração e gratidão a uma das devoções marianas mais populares do mundo.

As celebrações se iniciaram logo nas primeiras horas da manhã com o cântico do Ofício da Imaculada da Conceição da Virgem Maria, seguida de uma queima de fogos de 20 minutos na Capela de Nossa Senhora de Fátima, que fica em anexo à Lusa. Após, missas de hora em hora na capela, com a presença de associados, diretores e insulanos devotos. Presente na solenidade final, dentro da quadra da Portuguesa, o presidente João Rêgo agradeceu à Santa que protege o clube.

— É motivo de muita alegria abrir as portas do clube para celebrar o dia da primeira aparição de Nossa Senhora de Fátima. Temos orgulho de tê-la como nossa protetora maior e que nos dar força e discernimento para nos mantermos firmes e fortes. Que nos próximos anos ela continue nos protegendo — pede o presidente.

Para o padre Gilvan André, pároco da igreja Nossa Senhora Aparecida, no Moneró, responsável pela Capela de Fátima, na Portuguesa, esta é uma data importante e que precisa de uma grande celebração. Ele aproveitou para agradecer a diretoria da Portuguesa pelo apoio e ajuda de sempre.

Missa na Portuguesa

— Todas as aparições de Fátima vem relembrar do nosso papel como promotores da paz. Ela é a rainha da paz, que surgiu em meio ao caos no mundo, para promover o bem. Agradeço a Associação Atlética Portuguesa por estar de portas abertas e entender a importância de rogar por ela. Incluo sempre nas minhas orações este clube para que continue em franco crescimento.