07/02/2025 - Edição 2236
As novas intervenções da Light na rede elétrica da região já estão causando novos congestionamentos na Estrada do Galeão. Desde terça-feira (4), uma faixa da via, no sentido saída da Ilha, entre a Praça do Avião e o acesso à Avenida 20 de Janeiro, está interditada para a realização de novas escavações e instalação de cabos subaquáticos e subterrâneos. Motoristas enfrentam lentidão cons-tante, e operadores de trânsito contratados pela empresa estão atuando no local para orientar os condutores.
A Light deu início nesta semana à quinta fase das obras de modernização da rede elétrica da região, com previsão de conclusão para junho de 2025. A intervenção, que inclui a instalação de cabos sob a Baía de Guanabara, busca ampliar a capacidade de distribuição de energia e garantir um fornecimento mais estável para os moradores.
Segundo a concessionária, o projeto é essencial para reforçar a infraestrutura elétrica da Ilha, que possuía problemas no abastecimento devido à antiga rede subterrânea, instalada nos anos 1970. Essa estrutura vinha recebendo manutenções paliativas ao longo das décadas, mas colapsou em agosto de 2023, resultando em seguidos apagões, que marcaram o ano de 2024.
Diante desse cenário crítico, a Light estruturou um plano de recuperação dividido em cinco fases. A primeira etapa, concluída em fevereiro de 2024, consistiu na criação de uma rede de distribuição auxiliar de média tensão, com 33 quilômetros de cabos e mais de 100 postes, além da instalação de 95 geradores para garantir o abastecimento de serviços essenciais, como hospitais e delegacias.
Em agosto do mesmo ano, a segunda fase restaurou o cabo principal de transmissão de energia entre o continente e as ilhas. Já em outubro, foi concluída a terceira fase, com a entrega de uma nova rede subterrânea de transmissão sob a Baía de Guanabara, garantindo uma infraestrutura moderna e de maior capacidade. Em novembro de 2024, a Light finalizou a quarta etapa com a energização de um novo circuito de distribuição.
– Confesso que me surpreendi. Achei que não viria novas obras pela Estrada do Galeão. Isso atrapalha bastante o insulano que trabalha fora da Ilha, já que fica um congestionamento bem grande. A solução vai ser ir pelas Canárias. Falta agora é melhorar a segurança por lá – disse o advogado Paulo Robalo, que trabalha na Barra da Tijuca.
Agora, com o avanço da quinta fase, a empresa prossegue com escavações e instalações de novos cabos subterrâneos e subaquáticos, fundamentais para consolidar a modernização da rede. A expectativa é que, ao final das obras, em junho deste ano, o sistema elétrico esteja reestruturado e contando com uma nova linha de transmissão de 138kV e 8,5 km de extensão.
Plano de modernização avança e deve garantir estabilidade de energia
Com infraestrutura totalmente nova, moderna e com maior capacidade, sistema vai entregar à região um atendimento muito mais robusto
Nova intervenção será entre Rua Haroldo Lobo e Maestro Paulo e Silva