28/06/2024 - Edição 2204
A concessionária Light anunciou nesta semana o início da segunda fase de obras emergenciais na Ilha do Governador. A intervenção faz parte de um conjunto de obras da empresa com objetivo de renovar e reforçar o fornecimento elétrico na região, que enfrentou uma série de apagões no início do ano e causou transtornos para os moradores e empresas locais.
De acordo com a Light, a obra tem como finalidade a instalação de novos cabos de alta tensão de 138kV. Assim como na primeira fase da obra, a Estrada do Galeão será novamente impactada. Entretanto, desta vez o trecho onde vai ocorrer as obras será entre a Rua Haroldo Lobo e a Avenida Maestro Paulo e Silva, próximo à Estátua do Renato Russo.
No início deste ano, o fornecimento de energia passou por um período de colapso devido ao fato de que grande parte da rede elétrica da região estava há quase meio século sem as manutenções devidas. A situação obrigou a concessionária a realizar uma série de intervenções para estabilizar a rede insulana.
— As obras na entrada da Ilha deixaram o trânsito bem complicado, mas pelo menos tenho sentido uma melhoria na energia. Faz tempo que não sofro um apagão em casa. Espero que essa obra atual solucione o problema de vez — afirma Thaís Alves, moradora da Portuguesa.
Para o engenheiro insulano Wagner Victer, a segunda fase obra deve trazer mais estabilidade ao fornecimento de energia. Entretanto, a região deve sofrer ainda mais impactos no trânsito.
— Acredito que teremos um impacto pesado na mobilidade da região, com engarrafamentos que devem impactar até mesmo as ruas próximas ao trecho onde terá a intervenção. Os insulanos precisarão encontrar rotas alternativas e a subprefeitura deve tomar medidas para desafogar esse trânsito. Mas vejo isso como um transtorno necessário para que tenhamos um sistema de abastecimento mais robusto — afirma Victer.
A Light informou que a obra deve ser concluída até o dia 30 de setembro.