Gente da Ilha

Jó Manoel é um mecânico de mão cheia


Por Nycolas Santana

13/12/2024 - Edição 2228

Um mecânico dedicado e que busca sempre o caminho da honestidade. Essa é a história de Jó Manoel Dias, um dos fundadores do Autocenter Irmãos Gordo, oficina mecânica e borracharia localizada na Avenida Paranapuã, 1465, e que é uma referência para os motoristas da região. 

Nascido e criado na Ilha do Governador, Jó mostrava disposição para o trabalho desde muito cedo. Vindo de uma família numerosa com 13 filhos e com a necessidade de ajudar nas despesas de casa, começou a trabalhar ainda na infância no ramo de construção civil. Aos 12 anos de idade, passou para a área de oficinas automotivas, como ajudante de mecânico e limpador de peças. 

Mesmo jovem, Jó trabalhou em algumas oficinas da região e ganhou experiência em diversas áreas da mecânica automotiva. Foi quando aos 20 anos de idade, juntamente com o seu irmão Daniel, resolveu fundar a própria oficina. Foi aí que nasceu a Irmãos Gordo, inaugurada em 1985. 

— Aqui era só um terreno baldio quando eu e meu irmão decidimos pegar. Nós cuidamos, limpamos, fizemos tudo o que era possível para torná-lo uma oficina que tivesse em um bom padrão para os clientes da região. E dentro das nossas possibilidades, acho que fizemos um bom trabalho! — conta Jó. 

A parceria entre Jó e Daniel deu certo e ambos fizeram a oficina prosperar e se tornar uma referência na região. “Acho que para tudo na vida a gente tem que gostar do que faz. Eu sempre gostei muito de trabalhar com carros, então todo serviço eu procuro fazer muito bem-feito. Além disso, é muito importante tratar bem o cliente, porque além de ser a garantia de que ele vai retornar, é ele que indica seu serviço. É a sua principal propaganda — ensina Jó. 

Após 25 anos trabalhando juntos, o irmão Daniel decidiu sair do negócio e Jó permaneceu como administrador, dando sequência ao bom trabalho e se consolidando como um local de confiança para os motoristas insulanos há quase 40 anos. 

— Nesse ramo é fundamental a honestidade. Busco sempre ser muito honesto com o cliente. Tenho muitos clientes que nem moram mais na Ilha, mas fazem questão de trazer seus carros aqui para realizarem um serviço. Isso é fruto da confiança que foi conquistada ao longo desse período — conta. 

Aos 60 anos, Jó é pai de Vitor, de 33 anos, e Daniel, de 19, e olha com orgulho tudo o que construiu. É grato pelas oportunidades e vive a vida com alegria e positividade.  

— Na vida a gente escolhe tudo o que a gente quer ser, seja para ser uma boa pessoa ou para ser ruim. Eu escolho fazer o máximo para ser uma pessoa agradável e de bem com a vida, porque é o que vale a pena no fim das contas — encerra. 

Jó é Gente da Ilha!