Gente da Ilha

Jaciara faz acarajés com o sabor da Bahia

Proprietária da barraca "Sabor da Bahia" faz sucesso pela qualidade, originalidade e preço justo


Por André Oliveira

02/07/2021 - Edição 2048

Jaciara vende acarajés no Cocotá, de quarta a sábado, das 16h às 22h
Jaciara vende acarajés no Cocotá, de quarta a sábado, das 16h às 22h

Natural de Mairi, município do estado da Bahia, Jaciara Lima, de 32 anos, é uma baiana arretada e gente boa, que deixou o Nordeste para prosperar na Ilha do Governador. Empreendedora, ela inaugurou em 2019, o “Sabor da Bahia”, uma barraca especializada em acarajé, uma das pedidas mais famosas da culinária baiana. E ela faz sucesso desde então pela qualidade, originalidade e preço justo, funcionando de quarta a sábado, das 16h às 22h, na calçada em frente a Paróquia São Sebastião, no Cocotá.  

Bem jovem, essa baiana raiz, já mostrava que estava disposta a colocar a mão na massa toda vez que a vida lhe pregava peças. Sua história de vida é marcada por percalços, mas também pela resiliência em sempre buscar a melhor saída. Desde pequena, vivendo em uma família com cinco pessoas, Jaciara corria atrás para garantir o sustento. Ao lado da mãe Iara, ela aprendeu truques e segredos para fazer um delicioso acarajé, na bancada onde a família vendia, aos domingos, em Nova Fátima. Durante a semana trabalhava como doméstica e tentava conciliar com a escola.  

Ela conta que aos 22 anos, com dois filhos para criar, a renda na Bahia já não era o suficiente. Foi então, que a convite de uma prima, decidiu tentar a sorte no Rio de Janeiro. Inicialmente, a ideia era trabalhar em Búzios, mas tudo mudou ao chegar na Ilha e ouvir do motorista que a levaria para Região dos Lagos, que estava para abrir um Hortifruti na região e havia vagas de emprego disponíveis. Ela entregou o currículo, fez a entrevista e conseguiu o emprego.  

— Ao chegar no Rio, consegui rapidamente este emprego e decidi ficar na Ilha. Lá no Hortifruti conheci uma cliente que estava precisando de uma ajuda e me prontifiquei a ser cuidadora de um idoso da família dela. Então, minha vida era uma correria, mas conseguia conciliar o mercado na parte da tarde e o trabalho de cuidadora pela manhã, e assim ter duas rendas — conta.  

A ideia de começar a vender acarajé aconteceu após a patroa se mudar para Niterói e Jaciara ter perdido uma das fontes de renda. Então, ela decidiu montar uma barraca aos domingos na Feira Mix do Cocotá. O resultado desta experiência foi excelente e tomou uma das decisões mais difíceis da vida. Em março de 2020, no início da pandemia, pediu demissão do Hortifruti, onde trabalhou por nove anos, e apostou colocar um ponto para venda de acarajés: o “Sabor da Bahia”. 

— Eu senti confiança na receita que aprendi com minha mãe, confiei no meu talento e decidi, junto com meu marido Jhonnatan, que trabalharmos exclusivamente para explodir as vendas do acarajé. Vai fazer um ano desta decisão e estou muito feliz em cada mês batendo uma meta diferente. Aqui, meu diferencial é a organização, sabor, história, qualidade e preço justo — conta, confiante.  

Apaixonada por gastronomia, Jaciara já traçou um novo desafio. Quer abrir, em breve, um restaurante de comida baiana na Ilha do Governador. Realizadora de sonhos, essa baiana mostra ter muita fibra e é exemplo de superação, perseverança e coragem. Não há dúvidas que ela fará ainda muito sucesso com seus deliciosos acarajés. A baiana Jaciara é gente da Ilha!