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Insulanos voltam a reclamar dos Correios

Agência do Jardim Carioca informou que não aceita novas postagens


05/02/2021 - Edição 2027

A agência da Estrada do Galeão não aceita encomendas há 15 dias
A agência da Estrada do Galeão não aceita encomendas há 15 dias

Os moradores da Ilha seguem sofrendo com o péssimo serviço oferecido pelos Correios na região. Desde o início da pandemia, a empresa vem sendo alvo de críticas por não atender as demandas da população insulana e ainda por reduzir o corpo de funcionários e horários de atendimento. De segunda a sexta no horário comercial acontecem aglomeração de pessoas na porta das duas agências da região localizadas no Jardim Carioca e Ribeira.

Uma medida tomada na semana passada irritou os insulanos que dependem do serviço dos Correios. A agência do Jardim Carioca, responsável pela distribuição de produtos e cartas para a Ilha do Governador, anunciou que por tempo indeterminado não realizará o serviço de postagem. Ou seja, para enviar algum produto para determinada localidade, o insulano precisará procurar a agência da Ribeira, cuja estrutura é menor e não suporta a demanda acumulada das duas agências. A insulana Tais Fonseca, moradora do Cacuia, é microempreendedora e trabalha com vendas de bijuterias pela internet. Ela está indignada com esta situação que a afeta diretamente as suas atividades.

— Eu dependo dos Correios para enviar os meus produtos para fora do estado. Trabalho com a internet e minhas clientes são de todos os cantos do Brasil. Eu já estou cansada e extremamente envergonhada de ter que justificar a demora da chegada do produto. Infelizmente fico de mão atadas diante de uma situação dessas, e o pior é que ninguém se move para que a empresa entregue um serviço minimamente aceitável. Triste, bem triste — diz, desolada, Tais.

Há cinco anos, a Ilha tinha cinco agências dos Correios. À medida que as unidades foram fechando, a demanda dos serviços para a população da Ilha aumentou e as unidades não conseguem atender a quantidade de serviços da região. Outro insulano a reclamar é Otavio Luiz, de 71 anos, morador do Jardim Guanabara. Ele, que pertence ao grupo de risco da Covid-19, teve que se arriscar na fila da agência do Jardim Carioca para buscar informações sobre as faturas do cartão de crédito que não chegam mais em sua residência.

Na Ribeira, com mais clientes, o atendimento é lento

— Eu vim aqui justamente porque tenho dificuldades em mexer com os novos aplicativos e prefiro ter as minhas correspondências em mãos para avaliar os gastos. Eu não quero depender do meu neto ou dos meus filhos que entendem mais de tecnologia para fazer o que é minha obrigação, como pagar as contas. Quero que minhas correspondências voltem a ser entregues na minha casa, como sempre foi — lamenta Otavio.

Os Correios, através da assessoria de imprensa, lamentou eventuais transtornos e informam que em virtude da pandemia e para segurança de todos, como sanitização de ambientes e afastamento de empregados em grupo de risco, algumas unidades podem sofrer alterações. É o caso da agência do Jardim Carioca.