Lusa

Inscrições abertas para testes na Lusa

Jovens jogadores são avaliados em cinco testes para integrar as diversas categorias do clube


Por André Oliveira

29/01/2021 - Edição 2026

Os dois atletas foram selecionados e irão para equipe principal
Os dois atletas foram selecionados e irão para equipe principal

O processo de seleção de jogadores, ou a famosa peneira, que é a forma da Associação Atlética Portuguesa descobrir novos talentos no futebol, está sendo um sucesso neste mês de janeiro. A peneira foi anunciada no primeiro dia do ano e atraiu atletas das categorias Sub-11 ao Sub-20 de todos os cantos do país. As inscrições continuam acontecendo na secretaria do clube e os testes ocorrem nas terças-feiras, a partir de 9h.

A Lusa realiza em conjunto com as avaliações das peneiras, o Núcleo Formador com crianças e adolescentes de 5 a 17 anos. Essas duas formas de avaliar futuros craques são consideradas o primeiro estágio antes de chegar as equipes principais de cada categoria. Na quinta-feira (28), dois atletas, o atacante João Victor, de 11 anos e o meio-campo Gabriel Borges, de 12 anos foram aprovados pelo observador técnico das peneiras e preparador físico do profissional, Jorge Vidal e serão apresentados aos respectivos times principais.

— Eu sonho e acordo todos os dias com o pensamento em me tornar um grande jogador de futebol. Minha posição preferencial é o ataque. Posso jogar tanto centralizado como pelas pontas e utilizo a minha velocidade para isso. Me inspiro no Cristiano Ronaldo, porque acho a história dele bonita e vencedora. Agradeço a Portuguesa pela oportunidade e vou buscar agarrar ela com unhas e dentes — disse o jovem João Victor.

Já Gabriel está empolgado com a chance. “Sou da Ilha do Governador e jogar na Portuguesa é um grande prazer e uma oportunidade imensa. Vou fazer de tudo para corresponder dentro de campo e ir evoluindo cada vez mais e mais”.

Neste período em que os jogadores são avaliados tanto na peneira quanto no Núcelo Formador, eles recebem sessões de treinamento, além de palestras com atletas profissionais, membros da comissão técnica profissional e participam de gincanas que explicam a história e tradição do clube.

— A oportunidade está aberta. Estamos montando os times de base para a disputa das competições que começam em março e abril. Queremos que o jovem insulano, que sonha em ser atleta, tenha a oportunidade de ser analisados pelos nossos profissionais e façam parte da família lusitana — explica o presidente Marcelo Barros.

Para as inscrição é necessário comparecer na secretaria do clube na Rua Haroldo Lobo, 400, Ilha do Governador. Para participar da bateria de avaliações no campo é preciso apresentar atestado médico liberando para a prática do futebol. Informações: 2462-3133.