Notícias

Ilha tem risco moderado de contágio

Nova classificação da prefeitura adota avaliação de internações e óbitos na região


14/01/2021

De acordo com o primeiro boletim epidemiológico elaborado pelo novo Centro de Operações de Emergências – COE Covid-19 Rio, que traz a avaliação de risco por Região Administrativa, a região da Ilha do Governador encontra-se em um nível moderado de contaminação. Para esta nova classificação é levado em consideração as internações e óbitos na região. Embora este quadro estatístico atual seja otimista, os números de casos na semana voltaram a apresentar ligeiro aumento chegando a 4.773 desde o início da pandemia.  

Se comparado com a última semana, o número de novos infectados foi de 230, o que pode ser considerado um dos maiores aumentos neste recorte de período com outros meses. Como a Ilha do Governador está registrada como risco moderado, o acesso da população aos espaços públicos continua liberado desde que haja cumprimento das medidas protetivas permanentes, como o uso de máscara e higienização das mãos, seja respeitado o distanciamento social de dois metros ou um metro com mitigação de risco onde dois metros não forem viáveis e é obrigatória a ampliação do horário de funcionamento do comércio em geral.  

— Quanto ao novo sistema adotado de classificação de áreas de riscos adotadas através do georreferenciamento, se for necessário, tomaremos medidas mais duras para conter o avanço da doença. As áreas com índices mais graves terão restrições mais sérias — explicou o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.  

Já sobre a vacinação, o prefeito do Rio, Eduardo Paes, deu uma boa notícia para a população. De acordo com ele, a prefeitura está pronta para iniciar a vacinação contra a Covid-19 assim que o Ministério da Saúde divulgar o Calendário Nacional de Imunização. A ideia é que as clínicas primárias de saúde façam as imunizações nas primeiras pessoas dos grupos prioritários. O presidente da Associação Atlética Portuguesa, Marcelo Barros, em ofício endereçado ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde, ofereceu as dependências do clube para que seja utilizado na imunização dos insulanos.  

— Estamos caminhando para iniciar a vacinação até o final do mês. Serão 3,2 milhões de doses do Instituto Butantan. Estamos prontos para iniciar o processo de vacinação junto com São Paulo, na semana de 25 de janeiro. Mas isso pode ser antecipado pelo Ministério da Saúde, por meio do Programa Nacional de Imunização — afirma Paes.