13/06/2025 - Edição 2254
A Ilha do Governador vem ganhando os holofotes na cena gastronômica do Rio de Janeiro. Com muita criatividade, estabelecimentos locais têm se destacado nas redes sociais e em concursos de culinária, projetando a região com pratos de sucesso.
O caso mais recente de sucesso é o do quiosque Lá na Rosi, localizado na Praça do Zumbi, ao lado do Jequiá IC. Conhecido por oferecer pratos e combinações inusitadas, o estabelecimento viralizou nas redes sociais nas últimas semanas após lançar o “Cachorro-Quente de Feijoada”, um prato que mistura o sabor da culinária brasileira com o clássico americano, custando R$ 20.
— Foi uma surpresa muito grande para mim! Porque o cachorro-quente era um produto que eu fazia de forma sazonal, por conta de datas mais comemorativas, mas que fez um sucesso tão grande que agora faz parte do cardápio fixo — conta Rosiana Coelho, proprietária do Lá na Rosi.
A novidade chamou tanta atenção que passou a atrair clientes de vários cantos do Rio de Janeiro e até de outras cidades. Recentemente, Rosi foi entrevistada pela TV Globo, no programa “É de Casa” onde contou um pouco sobre a receita e apresentou outras iguarias de seu quiosque, como o “Cachorro-quente de Polvo” e o “Picolé Salgado de Siri com Camarão”.
— O cachorro-quente de feijoada me fez acreditar que nunca é tarde para você se realizar. Eu já me considerava uma pessoa realizada, por conta da minha trajetória. Mas agora me sinto muito feliz por mostrar que aos 65 anos, ainda posso criar algo diferente e único — conta.
Mas o destaque da Ilha não para por aí. No tradicional concurso Comida di Buteco, que premia os melhores botecos do país, dois estabelecimentos insulanos conquistaram posições de destaque.
O Quiosque do Luiz, localizado na Ribeira, arrebatou o quarto lugar do concurso com o “Guacarresmo”, um petisco que mistura guacamole e torresmo. Já o Restaurante Crepe e Cevada, no Moneró, ficou com a sexta colocação, apresentando o “Lampião”, uma receita que homenageia a culinária nordestina.
O Quiosque Lá na Rosi funciona de quinta à domingo, de 18h às 23h. Já o Quiosque do Luiz abre de quarta à sábado, de 18h à meia noite, e aos domingos, de meio dia às 18h. O Crepe e Cevada funciona de segunda à sábado, de 10h à meia noite, e aos domingos, a partir de meio dia. Com petiscos e quitutes criativos, a Ilha se consolida de vez polo da gastronomia carioca e se torna um roteiro obrigatório dos amantes da boa comida.