Notícias

Ilha chega à 5 mil casos de Covid-19

Vacinação de pessoas a partir de 85 anos começa na próxima semana


05/02/2021 - Edição 2027

Mário foi o primeiro idoso vacinado no Necker Pinto
Mário foi o primeiro idoso vacinado no Necker Pinto

Novas doses de vacinas contra o novo coronavírus chegaram no Rio, fato que permitiu que o calendário de imunização fosse antecipado em uma semana. A expectativa agora é que todos os idosos a partir de 75 anos estejam vacinados na Ilha até o fim de fevereiro. Na segunda-feira (1º), começou a vacinação para pessoas a partir de 99 anos e, até sábado (6), quem pertence a faixa etária acima de 90 anos pode procurar as Clínicas da Família da região e realizar a imunização.

Já na segunda semana de imunização do mês de fevereiro, que começa na segunda-feira (8), pessoas a partir de 89 anos já estão aptas a se vacinar. Até o final de semana, a faixa etária permitida vai caindo diariamente até chegar nas pessoas a partir de 85 anos. Na Ilha, os pontos de vacinação são sete: Clínica da Família Assis Valente, no Galeão; Clínica da Família Maria Sebastiana, na Praia da Rosa; Clínica da Família Wilma Costa, no Cocotá; CMS Madre Teresa de Calcutá, nos Bancários; CMS Necker Pinto, no Zumbi; CMS Newton Alves Cardozo, no Cacuia e CMS Parque Royal, no Parque Royal.

O ex-combatente exibe o comprovante de imunização

O ex-combatente Mário Pereira, de 99 anos, morador do Jardim Guanabara, foi o primeiro insulano, fora os profissionais de saúde, a ser vacinado no Posto Necker Pinto no Zumbi.

— Estou muito feliz e aliviado. Este é um momento importante e com pensamento positivo poderemos nos livrar deste vírus. Meus filhos e netos esperaram tanto por esse momento pelo fato dessa doença atacar mais forte os idosos. Ainda bem que deu tudo certo. Agora é esperar a imunização completa de todos e que a vida volte à normalidade — comenta Mário.

Nesta semana, a Ilha do Governador chegou à marca de 5.149 casos confirmados da Covid-19. A região segue classificada pela prefeitura do Rio como risco alto para contágio da doença. O número de óbitos subiu exponencialmente neste primeiro mês do ano e somou 523 mortes, um crescimento de 100% em relação aos últimos meses. Isso se deve ao fato de a nova gestão municipal ampliar a testagem da população, o que consequentemente aumenta a quantidade de infectados ou curados.

Até esta semana o Jardim Guanabara, por exemplo, chegou a 1.000 casos confirmados e 71 mortes. O bairro do Galeão também requer atenção, já que é o segundo com mais casos de infecções. Ao todo são 749 casos e 40 óbitos. O Jardim Carioca, embora seja apenas terceiro no ranking de casos, lidera o ranking de óbitos com 84.