Notícias

Ilha chega a 4500 casos da Covid-19

Número de óbitos ultrapassa a marca de 450 e há 333 casos ativos na região


08/01/2021 - Edição 2023

O hospital Evandro Freire é referência no atendimento da Covid-19 na Ilha
O hospital Evandro Freire é referência no atendimento da Covid-19 na Ilha

A Ilha do Governador ultrapassou a marca de 4.500 casos confirmados e 450 óbitos da Covid-19 na região durante a pandemia. Os números foram divulgados pelo Painel Covid-19 da Prefeitura do Rio, que é atualizado diariamente. Em uma semana, houve um aumento de 200 novos casos diagnosticados, número em crescimento se comparado as últimas semanas de 2020. Atualmente, a Ilha soma 333 pessoas com o vírus ativo, sem contar as subnotificações que fazem o risco do contágio ser ainda maior.

O Réveillon da Ilha contou com uma dura fiscalização da prefeitura com os órgãos de segurança pública da Ilha e, alguns eventos e festas, principalmente na Praia da Bica, foram evitados. No entanto, houve registros nas redes sociais de aglomeração na Praça Jerusalém na madrugada do dia 1º, até mesmo com brigas generalizadas. Já na parte da noite do primeiro dia do ano, um evento na quadra do Parque Royal reuniu centenas de pessoas que não respeitaram o distanciamento social tampouco utilizavam máscaras.

A média móvel de casos nas últimas semanas se manteve em estabilidade, mas essa constância na curva segue em um patamar elevado, que lembra os números registrados em abril e maio, considerado, serem meses em que a pandemia esteve no maior pico. Para tentar conter o avanço da Covid-19, o prefeito Eduardo Paes (DEM) juntamente com o secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, pretendem aumentar a quantidade de pessoas testadas na cidade. Através de um aplicativo, quem apresentar sintomas claros da doença poderá fazer uma autonotificação para fazer o teste em horário agendado pela prefeitura.

Aglomerações são comuns na Estrada da Cacuia

— É fundamental identificar precocemente quem pode estar doente ou transmitindo a doença. Informar quando teve, onde mora, olhar o rastreamento do contato e fazer o georreferenciamento dos casos. Isso é de extrema importância para termos um monitoramento da situação epidemiológica e trabalhar em cima das áreas com maior necessidade de atenção e fortalecimento das ações de proteção à vida — destacou o secretário de saúde.

Entre as ações planejadas pela prefeitura para os próximos dias está a abertura de novos leitos de internação, a ampliação da testagem e a ativação do Centro de Operações de Emergências em Saúde, o COE COVID-19 RIO. A vacinação também está em pauta e o prefeito afirmou que vai aderir ao plano nacional de vacinação do Ministério da Saúde.