Notícias

Ilha apresenta risco moderado da Covid

Estão liberados eventos em locais abertos com lotação máxima de 500 pessoas


24/09/2021 - Edição 2060

Daniel Soranz e Eduardo Paes planejam mais flexibilizações em outubro
Daniel Soranz e Eduardo Paes planejam mais flexibilizações em outubro

O panorama da Covid-19 na Ilha do Governador segue com índices de redução desde o início do mês de setembro. De acordo com o 37º Boletim Epidemiológico da Prefeitura do Rio, a região voltou a classificação de risco moderado, que leva em consideração indicadores como internações e número de óbitos, após ter ficado cerca de sete semanas com risco alto de contaminação da doença. Atualmente, a Ilha registra, desde o início da pandemia, 12.960 casos confirmados e 1.026 óbitos.  

Além dos óbitos e casos notificados, as hospitalizações e os atendimentos na rede de urgência e emergência da região por síndrome gripal e síndrome respiratória aguda grave mantiveram a tendência de queda sustentada. Isso reforça o cenário epidemiológico positivo neste mês de setembro. A novidade da semana fica por conta do bairro do Galeão que, pela primeira vez, desde o início da pandemia, ultrapassou o Jardim Guanabara e tornou-se a região com maior número de casos registrados da Covid-19. Ao todo são, 1.933, enquanto o Jardim Guanabara tem 1.822. Entretanto, o maior número de óbitos continua sendo no Jardim Guanabara com 156.  

— Nosso panorama epidemiológico é um dos melhores durante este período de pandemia. Temos uma redução muito importante no número de internações e de casos, e isso vai refletir na redução dos óbitos, sem dúvidas alguma. A expectativa é que, com o avanço da vacinação na cidade, a gente continue com essa queda permanente nos próximos dias — disse o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.  

A enfermeira Maria vacinou a filha Giovanna

Este cenário positivo acelerou a flexibilização de algumas medidas na região. Os eventos em locais abertos, por exemplo, estão liberados, com lotação máxima de 500 pessoas, e competições esportivas em ginásios, como ocorre na Associação Atlética Portuguesa, no Esporte Clube Cocotá e no Jequiá Iate Clube, aos finais de semana, estão liberados com a presença de público desde que as pessoas estejam com o esquema vacinal completo.

— O novo decreto já autoriza a liberação de mais eventos, mas também cria parâmetros para a gente olhar para a frente. A cidade está com 60% de adultos vacinados. Quando chegar a 65% teremos novas flexibilizações — afirma o prefeito Eduardo Paes.  

Nesta sexta-feira e no sábado (25), é a vez de idosos de 85 e 84 anos, respectivamente, tomarem a dose de reforço. No sábado, também, será a vez de adolescentes de 13 anos ou mais, se vacinarem com a vacina da Pfizer, única autorizada pela Anvisa para esta faixa etária.