Notícias

Idosos de 70 anos podem tomar a 3ª dose

Novos casos e óbitos da doença na região seguem em tendência de queda


01/10/2021 - Edição 2061

O Centro Municipal de Saúde Necker Pinto, uma das principais unidades da região, esteve movimentado no sábado (25)
O Centro Municipal de Saúde Necker Pinto, uma das principais unidades da região, esteve movimentado no sábado (25)

Após nove meses de campanha, no sábado (25), a Secretaria Municipal de Saúde concluiu o calendário de imunização das idades autorizadas pela Anvisa para receber pelo menos a primeira dose da vacina contra a Covid-19. A campanha de vacinação, que por nove meses contemplou faixas etárias em ordem decrescente, já chegou aos adolescentes de 12 anos. A vacinação segue ocorrendo agora na dose de reforço destinada às pessoas com mais de 70 anos.  

De acordo com a prefeitura, 268.452 doses da vacina já foram aplicadas na Ilha, se somadas a D1, D2, a Dose única e a de reforço. Agora, o objetivo é correr atrás de insulanos que por algum motivo ainda não se vacinaram. O secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, ressalta que o chamado passaporte da vacina – que autoriza a entrada de pessoas em espaços públicos apenas com a carteira de vacinação –, tenha incentivado ainda mais os cariocas a se imunizarem.  

— Tivemos uma boa procura de pessoas buscando se vacinar na repescagem. Ficamos felizes em vaciná-las. Inclusive, isso nos ajudou a bater recorde de imunização contra a Covid-19 no sábado (25). Foram 123.352 doses aplicadas no munícipio, o maior número desde o início da campanha — afirma o secretário.  

O Centro Municipal de Saúde Necker Pinto, por exemplo, unidade que mais vacina na Zona Norte, registrou no sábado (25), 936 pessoas vacinadas, considerado um dos maiores números pela direção e fato comemorado pelos profissionais de saúde que atuam no posto. Outros postos da Ilha também registraram aumento na procura. Um arco importante é a taxa de ocupação na Ilha, que registrou o menor número de pacientes internados pela doença desde abril de 2020.  

— Sempre destacamos que as vacinas usadas na cidade são aprovadas pela Anvisa, seguras e eficazes.  A primeira dose é importante, mas a segunda é a forma de atingir a proteção completa. Os resultados estão aí — afirma o superintendente de Vigilância em Saúde do Rio, Márcio Garcia.  

A Ilha segue com os casos estabilizados da Covid-19. Com os dados desta semana, a região chegou a 13.255 casos registrados desde o início da pandemia. Já em relação a óbitos, o número chegou a 1.042.