Notícias

Hospital do Fundão precisa de sangue

Equipes se mobilizaram no Dia Mundial do Doador para conscientizar população


17/06/2022 - Edição 2098

O diretor do HU Marcos Freire com funcionários e palhaços da Trupe Cabeça Oca
O diretor do HU Marcos Freire com funcionários e palhaços da Trupe Cabeça Oca

O mês de junho é considerado mês de conscientização da doação de sangue. Por isso, a Coordenação de Políticas Institucionais (COORDPI) do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho, na Ilha do Fundão, em parceria com o Serviço de Hemoterapia, o grupo Sangue da UFRJ, além de projetos de extensão, ligas e diversos outros coletivos de alunos, promoveu na segunda e terça-feira, dias 13 e 14 de junho, ações sobre a importância de ser doador de sangue.  

Para manter o trabalho corretamente, com tratamentos e cirurgias, o HU precisa de 100 bolsas de sangue semanais. Porém, esse número nem sempre é obtido, impactando diretamente no atendimento e na vida dos pacientes.  

— Temos a previsão de abertura de um Centro de Referência para Transplantes no HU, o que demandará ainda mais do nosso Banco de Sangues. Os transplantes não são agendados, sendo realizados logo que o órgão está disponível, e isso exige que nossos estoques estejam sempre abastecidos — comenta Denise Pires, Coordenadora de Política Institucional do HU.  

A campanha de doação de sangue foi às ruas do Fundão

Para sensibilizar a população sobre a importância da doação de sangue, o HU realizou, durante o Dia Mundial da Doação de Sangue, comemorado na terça (14), iniciativas de conscientização na Ilha do Fundão, com distribuição de panfletos e conversas direcionadas à comunidade que transita entre os prédios da Faculdade de Letras e o Centro de Tecnologia, além da área do Centro de Ciências da Saúde (CCS). Pires afirma que o principal objetivo desta ação foi buscar novos doadores.

— A doação de sangue é essencial para diversos procedimentos clínicos e cirúrgicos e, por esta razão, deve ser continuamente promovida. Deste modo, a coordenação tem atuado junto ao grupo Sangue da UFRJ e outros coletivos da universidade na direção de manter fluxo contínuo de doadores, a fim de manter o funcionamento dos serviços do Complexo Hospitalar da Universidade ininterruptos — completa Denise.  

As doações podem ser feitas no Hospital Universitário, de segunda a sexta, entre 7h30 e 13h30, no 3º andar. Podem doar pessoas de 16 a 69 anos, com mais de 50kg. Não precisa estar em jejum e o ideal é que não tenha comido alimentos gordurosos nas últimas 4 horas antes da coleta. É necessário também levar documento de identidade com foto.