Notícias

Grande parte do esgoto não é tratado

Águas do Rio anuncia investimentos para reduzir poluição


08/03/2024 - Edição 2188

A Ilha do Governador tem enfrentado uma grave questão ambiental: o lançamento irregular de esgoto na Baía de Guanabara. Moradores e autoridades locais têm expressado preocupação com a situação, que afeta diretamente a qualidade de água e o ecossistema da região. 

Os despejos irregulares de esgoto têm sido observados em diferentes pontos da Ilha, contribuindo significativamente para a poluição da Baía de Guanabara. Além do cheiro desagradável e a sujeira, a contaminação da água compromete a vida marinha.  

Entre os pontos de atenção, estão o Corredor Esportivo, na qual existem pelo menos dois locais de lançamento de esgoto próximos às comunidades do Parque Royal e da Praia da Rosa; a Praia da Guanabara, no bairro da Freguesia; a Praia do Galeão e o bairro de Tubiacanga. Estima-se que sejam despejados pelo menos 720 mil litros de esgoto por hora na Baía de Guanabara a partir desses pontos de lançamento. 

Para o engenheiro insulano Wagner Victer, o cenário é alarmante. Recentemente, ele elaborou um relatório propondo medidas para o sistema de esgoto na região e aponta que é necessário fazer uma série de intervenções para conter os despejos, entre elas a recuperação das Estação de Tratamento da Ilha do Governador (Etig) e das estações elevatórias de esgoto, além da adoção de um novo sistema de coleta, conhecido como “captação em tempo seco”, o qual consiste em interceptar as galerias pluviais e direcionar a carga orgânica para as estações de tratamento. 

— Outro aspecto importante de se ressaltar é que a Etig estava com problemas em um dos equipamentos, que é o decantador secundário, e isso fez com que a estação de tratamento operasse muito abaixo de sua capacidade. O resultado disso é que a Etig acabava lançando esgoto não tratado em locais como a Praia da Rosa — explica Wagner Victer, que completa em seguida — Hoje, a Ilha do Governador é um dos principais pontos de lançamento de esgoto na Baía de Guanabara. 

Diante deste cenário, a concessionária Águas do Rio tem tomado medidas para mitigar os impactos negativos. Em reunião realizada no último dia 26, a empresa informou que investimentos estão sendo direcionados para melhorias na Etig e nas elevatórias de esgoto da região. 

— Eles assumiram o compromisso de executar um conjunto de investimentos até o fim do ano que incluem a reforma de equipamentos, como os decantadores, e da adoção do sistema de captação em tempo seco na região do Corredor Esportivo. Se todas essas medidas forem executadas, teremos uma redução significativa nos lançamentos — afirma Wagner Victer.