Notícias

Grafite dá vida e cor às escolas na Ilha

Projeto artístico torna ambiente escolar mais acolhedor para estudantes


10/12/2021 - Edição 2071

A Creche Municipal Dr. Antonio Monteiro foi uma das unidade grafitadas
A Creche Municipal Dr. Antonio Monteiro foi uma das unidade grafitadas

Escolas municipais da Ilha do Governador estão ficando de cara nova nas últimas semanas. Isso porque uma ação nas unidades de ensino público fez com que elas recebessem uma nova pintura em suas fachadas por meio da arte do grafite, e assim ganharam mais vida. 

O projeto intitulado "Escola + Viva" é uma ação em parceria entre a Secretaria Municipal de Educação – por meio da 11ª CRE, coordenada por Tânia Bendas –, a Subprefeitura das Ilhas, o coletivo cultural Soul Pixta e os grafiteiros insulanos Luca Gomes e Felipe Park.  

Inicialmente, a Creche Municipal Dr. Antônio Monteiro, no Parque Royal, e a Escola Municipal Belmiro Medeiros, no Moneró, foram as primeiras unidades de ensino a receberem as pinturas. A expectativa é que mais oito escolas sejam contempladas nas próximas semanas. 

Um dos principais focos do projeto é tornar o ambiente das escolas mais acolhedor e incentivar aspectos da cultura urbana entre os estudantes da rede pública de ensino. Além disso, o grafite contribui para a preservação do espaço público, reduzindo a degradação promovida principalmente pela ação de pichadores na região. 

Ação teve a participação de artistas insulanos

Além da expressão artística, o projeto reúne os conceitos de educação, arte, vida e ciência. Dessa forma, os grafites além embelezar o espaço, trazem mensagens e valores que vão ser repassados aos estudantes, como por exemplo a inclusão social.

— A ideia do projeto é fazer com que as crianças e os adolescentes olhem para a própria escola e a vejam como um local agradável, e que se sinta feliz ali dentro. É quebrar um pouco essa visão de ser sempre um ambiente cinza e sem cor. Além disso, também pode servir como inspiração para que os estudantes vejam a arte mais de perto e possam se inspirar, podendo até mesmo se descobrirem como artistas no futuro — explica Felipe Andrade, um dos gestores do Soul Pixta. 

A Secretaria Municipal de Educação segue com o projeto e avalia outras instituições para receberem o grafite.