Notícias

Faixa exclusiva na L. Vermelha terá fiscalização eletrônica

A partir do dia 4, agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal estarão no local para orientar os motoristas


01/03/2024 - Edição 2187

A partir desta segunda-feira, dia 4 de março, uma nova medida entra em vigor na Linha Vermelha, uma das principais vias expressas da Cidade, trazendo benefícios significativos para os insulanos e ao fluxo de passageiros do Aeroporto Internacional do Galeão. Trata-se da implementação de uma faixa dedicada com extensão de 2.200 metros, localizada na pista sentido Baixada Fluminense, entre a Ponte da Linha Amarela e o acesso à Ilha. 

Esta iniciativa, segundo a CET-Rio visa otimizar a fluidez do trânsito na região, especialmente considerando os dados apontados pelo próprio órgão, que revelam que em média 90 mil veículos transitam diariamente pela Linha Vermelha, sendo uma parcela significativa direcionada à Ilha do Governador. Com o aumento do fluxo de voos no Aeroporto do Galeão, a demanda pelo acesso à Ilha registrou um aumento de 17% entre setembro de 2023 e janeiro de 2024, e espera-se que esse número cresça ainda mais ao longo deste ano. 

A faixa dedicada, localizada mais à esquerda entre as quatro existentes, destina-se exclusivamente aos veículos com destino à Ilha do Governador e ao aeroporto. Os demais motoristas devem utilizar as outras três faixas disponíveis. Para garantir o cumprimento dessa determinação, serão adotadas medidas de fiscalização eletrônica, incluindo leitura dupla das placas e sinalização clara, tanto vertical quanto horizontal. 

A implementação da faixa dedicada é apenas uma das diversas ações realizadas pela Prefeitura do Rio com o intuito de melhorar o tráfego no local, incluindo melhorias na pavimentação, sinalização e reforço das operações, que foram feitas ao longo dos últimos meses. Nesta primeira semana de operação, agentes da CET-Rio e da Guarda Municipal estarão no local para orientar os motoristas. A partir do dia 11 de março, a fiscalização eletrônica será ativada, identificando possíveis infrações, e quem não cumprir será autuado.  

De acordo com a CET-Rio, a medida visa não apenas otimizar o acesso à Ilha do Governador e ao Aeroporto do Galeão, mas também contribui para uma circulação mais eficiente e segura de todos os usuários da Linha Vermelha e vias adjacentes. O subprefeito das Ilhas, Rodrigo Toledo, alertou para as Fake News que surgiram sobre o assunto nas redes sociais sobre a utilização apenas pelos usuários do Aeroporto.  

— É importante que a população da Ilha fique atenta às Fake News. A faixa exclusiva na Ilha Vermelha é para ser utilizada pelos moradores da Ilha do Governador, e não somente para os usuários do Galeão. Fiquem atento as redes sociais oficiais da Prefeitura e da Subprefeitura em caso de dúvidas — finaliza o subprefeito.