União da Ilha

Eu tentei, diz Djalma ao se despedir da União

Presidente faz avaliação sobre sua passagem pela escola


Por Djalma Falcão

09/04/2021 - Edição 2036

Djalma Falcão: deixo a escola em boas mãos
Djalma Falcão: deixo a escola em boas mãos

Começo agradecendo o jornal Ilha Notícias, sobretudo aos diretores José Richard e Daniel Balbi e ao jornalista Lucas Dellatorres pela incansável parceria construída ao longo dos anos. Foram diversos projetos juntos e coberturas jornalísticas com ótimos resultados.

A minha trajetória como presidente da União da Ilha foi curta e complicada. Fizemos um belíssimo desfile em 2019 que até considero como um dos melhores tecnicamente.

Em 2020 decidi contratar uma equipe forte, com nome no mundo do samba, para fazer com que a União da Ilha atingisse uma ótima colocação e passasse a ser ainda mais respeitada. Só que neste momento o maior problema passou a ser o meu problema de saúde onde fiz seis operações em um ano. Mas não uso isso como desculpa pela escola ter descido. Continuo achando que sou o responsável, mas isso agravou a situação. Infelizmente o projeto não deu certo, assim como vários outros, mas não adianta uma certa minoria ficar fazendo críticas com agressões verbais. Em relação a isso, eu só acho uma coisa: Graça! Não me abala.

Tenho muito orgulho do trabalho que fiz aqui, como a questão de organizar a escola, sobretudo a parte financeira. Já passei por muita coisa, estou há mais de 40 anos na União e não adianta essas pessoas ficarem me difamando. Felizmente a maior parte faz muito pela União e é dessas pessoas que o Ney Filardi vai precisar quando assumir.

O momento que estamos vivendo é delicado. Não temos apenas o descenso nas costas, mas também a pandemia que prejudicou muito o setor cultural. Estamos há mais de um ano com as atividades totalmente paradas. Torço para que tudo dê certo e, inclusive já conversei com o Ney e o informei que o que ele precisar de mim, pode contar.

Deixo a escola em ótimas mãos. Sei que o presidente Ney Filardi, que já é conhecido do povo da Ilha, vai fazer de tudo pela escola. Além do grande Sávio Neves, que é um bom gestor e com influência que vai agregar muito.

Neste último ano, para trazer renda para a União, abri a venda de títulos de Sócio - Proprietário, criei o plano de Sócio - Torcedor, venda online de produtos personalizados, lançamento do canal da escola no Youtube, uma boutique no Ilha Plaza e a criação do Departamento Cultural que auxiliou bastante em diversos projetos da agremiação. Eu tentei fazer a União ser respeitada, mas não deu certo.

Termino agradecendo à comunidade insulana pelos anos à frente da presidência da União da Ilha. Torço e tenho muita esperança que ela vai voltar para o Grupo Especial e desejo que o presidente Ney Filardi e o vice Sávio Neves façam uma ótima gestão. Obrigado!