União da Ilha

Escola de Vôlei movimenta a Praia da Bica

Atividade reúne participantes de todas as idades


18/11/2022 - Edição 2120

Atividade reúne na areia participantes de todas as idades
Atividade reúne na areia participantes de todas as idades

Cinco vezes por semana, a Praia da Bica, no Jardim Guanabara, torna-se uma arena improvisada para aqueles que gostam de assistir e jogar uma boa partida de vôlei. Um exemplo é a Escola de Vôlei Bica Beach que domina um espaço próximo ao quiosque Sax. A escola começou com um pequeno grupo, cresceu e vem estimulando a participação de muita gente que busca melhorar a qualidade de vida por meio desse esporte que é o segundo na preferência dos brasileiros.  

O responsável por trazer o esporte das praias da Zona Sul para a areias da Bica, é o professor Carlos Jorge Marques Junior, morador do Tauá, de 42 anos. “Tudo começou a pedido de uma turma que eu tinha na ACM. No início, havia só cinco alunos, mas logo começaram a chegar outras pessoas, motivadas em conhecer e aprender o esporte. Já se passaram 8 anos. Atualmente, contamos com um total de 79 inscritos”, comenta Carlos.  

Além de garantir a diversão, o professor também capricha no trabalho de condicionamento físico, e ressalta: “Não precisa saber jogar vôlei para participar. Pode-se começar do zero. O importante é ter um bom preparo”.  

As aulas tem duração de aproximadamente uma hora e meia, e são abertas com um circuito de alongamento, aquecimentos e corrida. Após o treino de fundamentos e de posicionamento, iniciam as partidas. As segundas e quartas, a partir das 7h15, elas acontecem entre duplas. Já nas terças e quintas, às 7h30, é a vez dos quartetos. Aos sábados, aulas livres.  

Na Escola Vôlei de Praia Beach não há idade para praticar o esporte. As aulas infantis, que aconteciam no período noturno, estão temporariamente suspensas desde que a iluminação pública, que servia o local, queimou, e só depende dessa manutenção para voltar. Entre os participantes, existem faixas etárias distintas, o que não implica no desenvolvimento dos jogos. Segundo Carlos, esse é a proposta da união através do esporte. 

— Hoje, participam adolescentes a adultos. O mais novo é um rapaz de 16 anos, e a pessoa mais idosa tem 76. Além de praticarmos atividade ao ar livre, fazemos novos amigos — conclui o professor. 

Para participar das aulas, os interessados podem fazer contato por meio das redes sociais da Bica Beach ou comparecer durante um dos horários de treino e se inscreverem após uma aula experimental. A mensalidade custa R$ 100,00. Informações: 98306-2481