Notícias

Escola Cândido Portinari mobiliza alunos em projeto

Iniciativa reutiliza óleo de cozinha usado


25/04/2025 - Edição 2247

Uma iniciativa ambiental tem mobilizado o bairro das Pitangueiras. A Escola Municipal Cândido Portinari realiza um projeto de coleta de óleo de cozinha usado, em parceria com a empresa DCR - Responsabilidade Ambiental. A ação acontece quinzenalmente e já acumula resultados expressivos, com mais de 100 litros de óleo arrecadados a cada coleta. 

O projeto foi idealizado em 2024 e é voltado para a conscientização ambiental dos estudantes. Nele, as crianças são ensinadas na prática como pequenas atitudes podem gerar grandes impactos positivos no meio ambiente. Desde então, os cerca de 400 alunos da Escola Municipal Cândido Portinari se mobilizam para levar óleo de cozinha usado até a escola e dar o descarte correto. 

— É uma ação que visa transmitir conhecimento. Fazer as crianças entenderem o impacto do óleo de cozinha no meio ambiente e a importância de reaproveitá-lo. E tem sido um sucesso, porque tem ocorrido uma competição muito saudável entre as turmas! — destaca Fernanda Moreira, coordenadora pedagógica da Cândido Portinari. 

De acordo com a DCR, a escola tem sido um grande destaque na campanha. “O impacto que esse óleo deixa de provocar no meio ambiente é gigantesco. É uma ação extremamente simples, mas que proporciona um bem enorme à nossa natureza”, explica Anselmo Cardoso, da DCR. 

Além do óleo, o projeto também garante o reaproveitamento das garrafas PET e tampinhas utilizadas para o armazenamento do material, promovendo uma cadeia sustentável completa. 

A diretora da escola, Jaqueline da Costa, destaca o envolvimento crescente de alunos, professores e até mesmo vizinhos, tornando a escola referência na coleta de óleo no bairro. 

— As crianças têm sido um grande multiplicador dessa conscientização. Porque o que elas aprendem aqui, elas replicam em casa para os pais. E os pais transmitem esse conhecimento adiante e vai crescendo essa corrente. Tem sido uma ação que tem gerado muitos frutos — afirma a diretora. 

Além de promover a consciência ambiental a turma que se destacar ganhará um prêmio, garante a direção da escola. Moradores podem participar das doações levando óleo usado. Informações: 2462-8456