Gente da Ilha

Elizeu é o pastor presidente da ADIG

Seus trabalhos ministeriais se destacam pela grande visão missionária


02/08/2019 - Edição 1948

Sua esposa Simmy é a base que o ajuda a vencer os desafios do ministério
Sua esposa Simmy é a base que o ajuda a vencer os desafios do ministério

Prestes a completar nove décadas de vida, o pastor Elizeu Menezes é um exemplo de homem de fé, saudável e que tem sua história ligada diretamente a Assembleia de Deus da Ilha do Governador (Adig), igreja que ele ajudou a crescer e que hoje possui sete mil membros nas vinte congregações espalhadas pela região. Há 26 anos ele é o pastor presidente da Adig, que tem a sede principal em frente ao Cemitério do Cacuia.

Natural do município de Cambuci, no Noroeste Fluminense do Rio, Elizeu teve durante a infância uma orientação totalmente evangélica. Filho de Augusto Alves e Edna Menezes, os pais eram cristãos protestantes da igreja Batista e sempre buscavam transmitir a importância de seguir a palavra de Deus e seus mandamentos. Elizeu seguiu ao pé da letra e, ao passar dos anos, tornou-se um grande pregador e missionário de Deus.

Oriundo da igreja Batista, em 1951 o pastor Elizeu teve uma experiência familiar tremenda que o fez conhecer a obra pentecostal. Noivo da sua primeira esposa Idenir Oliveira, que anos depois veio a falecer, o então futuro sogro deu o testemunho de que havia sido curado de uma tuberculose em estado terminal, no hospital do Caju, pela oração de um grupo de cristãos da Assembleia de Deus de São Cristovão. Esse acontecimento tocou espiritualmente o pastor.

— A partir daí decidi torna-me membro da Assembleia de Deus de Duque de Caxias, na época pastoreada pelo Pr. Belarmino Ramos. Como já possuía experiência ministerial, já cheguei pregando na escola bíblica dominical e nos cultos, tive uma ascensão bastante rápida. Quando me casei já fui ordenado para o presbitério. No dia 18 de janeiro de 1964 virei pastor pela Convenção Evangélica das Assembleias de Deus do Rio de Janeiro (Ceader) — conta Elizeu.

Antes de ser convidado para ser o pastor presidente da Adig, Elizeu Menezes passou por diversas Assembleias de Deus, como a AD de Jardim Primavera, de Além Paraíba, em Minas Gerais, Bela Vista, no Ceará, de Xerém e Imbariê. No entanto, foi em Brasília que ele permaneceu por dez anos e foi um dos grandes responsáveis pela fundação da convenção das igrejas pentecostais do estado.

Os trabalhos ministeriais de Elizeu se destacam pela grande visão missionária. Já esteve em mais de dez países pregando a palavra e orientando os demais missionários, mantidos pelas igrejas pastoreadas por ele. O pastor considera a visita à Coréia do Sul, onde passou onze dias, como a mais importante. “Foi nesta viagem que eu aprendi como a igreja deve agir no ministério da oração e na organização de grupos familiares. Desde então eu busco empreender um sistema semelhante aqui na Ilha do Governador e por onde quer que eu passe”.

No dia 16 de setembro, o pastor Elizeu Menezes completa 90 anos e a Adig prepara uma grande festa de louvor e adoração para celebrar os anos de vida dedicados à missão pastoral. Não há duvidas que Elizeu é um homem abençoado por Deus e uma grande referência na igreja que preside. Um grande exemplo de cidadão que merece admiração e respeito. É gente da Ilha!