Notícias

Operário morre em desmoronamento

Tragédia aconteceu em obra para construção de prédio na Estrada do Galeão


Por Tiago Netto

23/05/2019 - Edição 1938

O desmoronamento foi na Estrada do Galeão, ao lado do Condomínio Figueira da Foz, na Portuguesa
O desmoronamento foi na Estrada do Galeão, ao lado do Condomínio Figueira da Foz, na Portuguesa

Um desmoronamento em uma obra da construtora RQ Construções e Empreendimentos, na Estrada do Galeão, ao lado do Condomínio Figueira da Foz, na Portuguesa, cujo ritmo aumentou nessa semana, deixou dois funcionários soterrados na tarde da quinta (23). Lucas Arlindo Lourenço de 24 anos foi socorrido com vida e levado ao Hospital Municipal Evandro Freire. Já Jurandir Alcides Lima, de 59 anos morreu no local após duas horas embaixo dos escombros.

O chamado ao Corpo de Bombeiros foi realizado por volta das 13h40. Segundo informações dos operários que estavam na obra no momento do desmoronamento, as vítimas estavam trabalhando em cima de um andaime de madeira fazendo escavações na lateral da encosta de terra quando o paredão de terra desabou em cima dos dois. Nos primeiros momentos os operários cavaram desesperados e conseguiram tirar Lucas, mas Jurandir ficou soterrado cerca de dois metros e meio.

O operário Lucas foi resgatado com vida e encaminhado ao Hospital Evandro FreireOs moradores do Condomínio Figueira da Foz disseram que desde o começo da obra vinham reclamando de pequenos desmoronamentos que estavam acontecendo no local. Segundo Laís Donatella, moradora do condomínio, a Defesa Civil foi ao local em abril, mas na época não havia problemas no terreno embora tenha sido solicitada a vistoria da Geo-Rio.

— A obra chegou a ser interditada por alguns dias em abril para realização da vistoria, mas depois foi liberada. Em várias casas aqui no condomínio próximas a obra surgiram rachaduras, e parte da escada de acesso da Estrada do Galeão ao condomínio teve que ser interditada.

Busca por Jurandir levou aproximadamente duas horasA obra é de responsabilidade técnica do engenheiro Ricardo Quintella, que esteve na Delegacia para prestar esclarecimentos sobre o ocorrido. O Corpo de Bombeiros pediu para os moradores das casas próximas ao desmoronamento para que desocupassem suas residências e aguardar instruções da Defesa Civil. Com o desmoronamento, parte da sustentação da escada e das casas podem ter sido comprometidas.

Segundo a assessoria de imprensa do Hospital Municipal Evandro Freire, Lucas Arlindo está em estado estável.